Chuva de meteoros, Lua Azul, lançamento da nova missão da SpaceX e da NASA rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Estes são alguns dos eventos astronômicos que vão acontecer em outubro, mês cheio de atrações para quem gosta de olhar para o céu.
O ano de 2020 tem sido interessante para os amantes da astronomia. Já tivemos Superlua, eclipse anular do Sol e o cometa Neowise, sem falar nos registros de meteoritos explodindo no céu.
Nas missões espaciais, aconteceu a primeira viagem tripulada da SpaceX e os lançamentos do rover Perseverance, que vai procurar vida em Marte, junto com o helicóptero Ingenuity, e da missão chinesa Tianwen-1, cujo destino também é o Planeta Vermelho.
O que vem por aí
Confira, a seguir, o calendário astronômico de outubro.
1º de outubro
No primeiro dia, teremos Lua cheia e Mercúrio na sua maior elongação a leste, uma boa oportunidade para observar o planeta.
7 e 8 de outubro
A chuva de meteoros Dracônidas estará visível entre as 18h e as 21h, próximo ao noroeste, na direção da Constelação do Dragão. O pico ocorre no dia 7 e é essencial se livrar da poluição luminosa para vê-la.
Duas chuvas de meteoros acontecem em outubro.Fonte: Pixabay
13 de outubro
Querendo observar Marte? O planeta será o terceiro objeto mais brilhante no céu noturno, nesta data. Isso se deve à sua posição mais próxima da Terra e à luz solar iluminando totalmente a sua face. Basta olhar rumo ao leste, a partir das 19h.
Marte estará em um dos momentos de melhor visibilidade do ano.Fonte: Pixabay
14 de outubro
Com partida prevista para 14 de outubro, a missão Soyuz MS-17 vai levar dois cosmonautas russos e uma astronauta americana à ISS.
20 de outubro
A espaçonave OSIRIS-REx da NASA tem uma importante missão nesta data: pousar na superfície do asteroide Bennu e coletar amostras da rocha espacial. O material colhido por ela deve chegar à Terra em 2023.
A missão OSIRIS-REx terá momentos decisivos nos próximos dias.Fonte: NASA/Divulgação
21 e 22 de outubro
Outra chuva de meteoros que acontecerá neste mês é a Oriônidas. O pico ocorre entre os dias 21 e 22, melhores datas para observar os detritos deixados pelo cometa Halley, olhando em direção à constelação de Órion, a partir das 22h45.
No dia 22, ainda teremos a conjunção da Lua com Júpiter, mais cedo, e com Saturno, depois.
29 de outubro
A conjunção entre Lua e Marte é a atração, podendo ser vista após o pôr do Sol.
31 de outubro
O último dia do mês terá Urano em oposição ao Sol, ficando em seu ponto mais próximo ao nosso planeta, propiciando uma visualização detalhada, e a aguardada Lua Azul, que acontece de dois em dois anos.
Insígnia oficial da missão Crew-1.Fonte: NASA/Divulgação
Outro evento do dia é o lançamento da missão Crew-1 (se não houver um novo adiamento). O foguete Falcon 9 vai decolar da Flórida, levando três astronautas americanos e um japonês a bordo da cápsula Crew Dragon. Eles devem ficar na ISS durante seis meses.
Apps que ajudam nas observações
Alguns dos eventos astronômicos de outubro poderão ser observados a olho nu, dependendo das condições climáticas e da sua localização. Neste caso, é possível contar com uma ajuda tecnológica para encontrar os objetos no céu.
Os apps Stellarium, Google Sky Map, Star Chart e SkyView são boas alternativas para auxiliar na sua observação.
Categorias