Que tal ter um veículo que se transforme em um ônibus espacial ou convencional, uma van de carga ou uma loja móvel quando você bem entender? Por enquanto, parece algo fora da realidade, mas é o que apresenta a proposta divulgada pela Agência Espacial Alemã, cujo protótipo modular futurista promete essas funcionalidades e ainda mais. Trata-se do U-shift, que permitiria a troca de estruturas semelhantes a cápsulas fixadas em sua parte superior, lembrando um caminhão em escala reduzida.
Projetado para se guiar sem o auxílio de qualquer motorista, o conceito, além de ser extremamente rebaixado, de acordo com a instituição, pode se tornar uma opção mais barata que as tradicionais, específicas para cada uso, pois dispensaria a construção de sistemas de transmissão exclusivos, o que o tornaria ideal para diversas aplicações. Suas capacidades também foram detalhadas.
Sistema de transmissão único seria compatível com capsulas que alterariam sua estrutura.Fonte: Reprodução
Para todos os momentos
Se utilizado para o transporte de cargas, o U-shift teria espaço suficiente para quatro paletes ou oito armários com rodinhas. Agora, se o negócio fosse carregar passageiros, sete pessoas poderiam ser confortavelmente acomodadas em seu interior, que incluiria um assento extra dobrável.
Em seu conceito atual, o veículo ainda é controlado remotamente. O objetivo? Que ele se torne totalmente autônomo e faça entregas ou corridas para passageiros 24 horas por dia.
Transporte de passageiros seria uma de suas funcionalidades.Fonte: Reprodução
Entretanto, para que chegue a isso, a agência tem muito trabalho pela frente. Por enquanto, está focada em reforçar o sistema de transmissão do protótipo, instalar o hardware de rede e fazer outras melhorias, que contemplam, também, um novo sistema de bateria.
Como vários projetos, ainda não é possível saber se ele realmente verá a luz do dia, mas que a ideia impressiona, bem, isso não tem como negar.
Fontes