Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, realizaram um estudo para determinar os 11 sintomas de covid-19 mais comuns entre os cidadãos brasileiros. Foram entrevistadas 31.869 pessoas de 133 cidades em todos os estados.
Os indivíduos ouvidos já tinham sido infectados pelo novo coronavírus e foram questionados quanto aos sintomas que apresentaram nos últimos 4 meses. As entrevistas e os testes foram realizados em casa por meio de um sorteio aleatório que utilizou dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como base.
Conhecer os sintomas mais frequentes da covid-19 é importante para detectar a doença o quanto antes.Fonte: Pixabay/Reprodução
Diferentemente do que observou um estudo realizado na Europa envolvendo 2.013 pacientes de 18 hospitais, em que a perda de olfato e/ou paladar foi registrada como o sintoma mais comum entre os europeus, no Brasil o sinal mais habitual é a dor de cabeça; a perda dos sentidos citados vem em segundo lugar, seguida de febre.
Veja o ranking dos 11 sintomas de covid-19 mais frequentes entre os brasileiros:
- Dor de cabeça
- Mudanças no olfato ou paladar
- Febre
- Tosse
- Dor no corpo
- Dor de garganta
- Diarreia
- Dificuldade para respirar
- Tremores
- Palpitação
- Vômito
A análise foi conduzida pelos pesquisadores que atuam no EpiCovid, um estudo mais amplo, que mede a prevalência e avalia a velocidade de expansão da doença no país.
Atenção aos sinais do corpo
Entre os sintomas mais frequentes há alguns que pouco foram associados à infecção pelo novo coronavírus, como diarreia, palpitação e vômito. É preciso, portanto, ficar atento a esses sinais, para não confundir a covid-19 com outra doença, o que pode contribuir para um tratamento não adequado, além da disseminação do vírus.
Fontes
Categorias