A empresa de transporte espacial SpaceX realizou um lançamento histórico no último domingo (30). O primeiro motivo é uma marca importante atingida pela empresa comandada por Elon Musk. Trata-se do centésimo lançamento realizado pela SpaceX, que começou a realizar missões para empresas privadas e governamentais em 2006. Só neste ano, já foram realizadas 15 decolagens bem sucedidas.
Além disso, esse foi o primeiro lançamento em órbita polar realizada pela SpaceX no Cabo Canaveral. O trajeto é diferente do tradicional e envolve um direcionamento para o sul, contornando a costa leste da Flórida e passando por Cuba. Normalmente, os foguetes seguem um caminho próximo ao da linha do Equador, em vez de cruzar os polos da Terra.
After launching SAOCOM 1B and two rideshare payloads to orbit, Falcon 9’s first stage returns to Earth and lands at Landing Zone 1 — completing SpaceX’s first polar orbit mission from Florida pic.twitter.com/dOeZEaKFAR
— SpaceX (@SpaceX) August 31, 2020
Outro fato importante envolve o Falcon 9 utilizado na decolagem: essa foi a quarta vez que a mesma estrutura foi utilizada, reforçando a política de reaproveitamento de materiais da empresa. O foguete de primeiro estágio retornou com sucesso ao solo.
A carga principal é um satélite da Argentina, o SAOCOM 1B, além de dois equipamentos de menor porte. Mais cedo no mesmo dia, a SpaceX também planejava enviar ao espaço mais componentes da rede de satélites Starlink, mas o lançamento foi adiado por causa das condições climáticas desfavoráveis.
Fontes
Categorias