Uma atualização disponibilizada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (31), adicionou ao app Coronavírus-SUS a função de rastreamento de contato, capaz de alertar sobre a proximidade com pessoas que testaram positivo para a covid-19. A ferramenta é baseada na tecnologia contact tracing desenvolvida por Google e Apple.
O Sistema de Notificações de Exposição, que já é utilizado na Alemanha, Itália e Uruguai, entre outros países, depende da colaboração voluntária de quem está doente. Ao informar pelo app que está contaminada, a pessoa compartilha a informação com os demais usuários, de forma anônima, podendo ajudar a evitar o surgimento de novos casos.
Com o envio da informação de contágio, o aplicativo utiliza o Bluetooth de baixa energia do celular para reconhecer contatos próximos a uma distância entre 1,5 m e 2,0 m e por um tempo mínimo de cinco minutos, que tenham a mesma função ativada em seu aparelho.
A ferramenta não tem acesso a dados pessoais nem informações de geolocalização.Fonte: Freepik
Se o usuário receber o alerta de que possivelmente esteve próximo a alguém infectado pelo novo coronavírus nas últimas horas, não necessariamente significa que ele também terá a doença. Porém, a pessoa precisa ficar alerta aos sintomas da covid-19 e, caso apresente algum deles nos 14 dias seguintes à notificação, deve procurar o serviço de saúde imediatamente.
Segurança e privacidade
De acordo com o Ministério da Saúde, o sistema criado pelas gigantes da tecnologia conserva a privacidade do paciente infectado e de quem recebe o alerta, além de não coletar nenhum dado de geolocalização.
Para evitar falsos comunicados, o órgão faz o cruzamento entre a validação do exame informada pelo usuário e os registros do e-SUS e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Só depois desta confirmação é que ele recebe o token para usar o serviço.
O rastreamento de contatos chega primeiro à versão para Android do app Coronavírus-SUS. A funcionalidade estará disponível para o iOS nos próximos dias.
Fontes
Categorias