O lançamento da primeira missão dos Emirados Árabes Unidos rumo a Marte, que aconteceria nesta terça-feira (14), foi remarcado para sexta-feira (17). As más condições climáticas no Centro Espacial Tanegashima, no Japão, motivaram o adiamento do evento.
Desenvolvida pelo Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBRSC) em parceria com o Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, a sonda Hope Mars vai analisar o clima e a atmosfera do Planeta Vermelho a partir do segundo semestre de 2021.
Os estudos podem ajudar a compreender os motivos que levaram o planeta a sofrer mudanças bruscas no clima ao longo da sua história. A nave, que orbitará Marte durante 2 anos, fazendo aproximações a cada 2 dias, também permitirá que os cientistas estudem melhor as gigantescas tempestades de areia marcianas.
Sarah Al-Amiri, uma das líderes da Hope Mars.Fonte: Wikimedia Commons
Além de contribuir com as pesquisas, a missão servirá de inspiração para que os jovens árabes sigam carreira nas áreas de ciência e tecnologia, tendo como exemplo a chefe de operações científicas da Hope Mars e ministra de estado dos Emirados Árabes Unidos, Sarah Al-Amiri. Com 33 anos de idade, ela trabalha no MBRSC desde 2009, onde ingressou como engenheira do programa de satélites.
Agenda movimentada de lançamentos
Aproveitando o alinhamento entre a Terra e Marte neste mês, China e EUA também vão lançar suas missões nas próximas semanas. A chinesa Tianwen-1 tem previsão de partida no dia 23, enquanto a Perseverance, da NASA, deve decolar no dia 30.
No caso da missão Hope Mars, a nova tentativa de decolagem acontecerá no Centro Espacial de Tanegashima, com o foguete H-IIA saindo às 5h43 no horário local (ou 17h43 do dia 16 no horário de Brasília).
O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da missão no YouTube (veja a seguir).
Categorias