Nesta terça-feira (23), a SpaceX fará mais um lançamento de satélites Starlink para a órbita terrestre que poderá ser acompanhado a olho nu. Se a ação for bem-sucedida, a empresa aeroespacial de Elon Musk baterá um recorde ao enviar 178 satélites para o espaço.
Com saída marcada para as 18h58 (horário de Brasília), o foguete Falcon 9 levará 60 satélites Starlink de Cabo Canaveral, na Flórida, para o espaço. O lançamento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da SpaceX e pela NASA TV. Assim como outros envios recentes, esse poderá ser flagrado cortando os céus, mas somente em algumas áreas do Reino Unido.
Starlink é uma constelação de satélites em construção pela SpaceX. O projeto começou em meados de março e já totaliza 500 objetos em órbita. Ainda é uma quantidade bem pequena em relação aos 12 mil dispositivos planejados pela companhia para proporcionar cobertura mundial de internet.
Esses objetos estelares podem ser facilmente identificados no céu durante a noite, já que formam uma linha reta. No Brasil, os satélites marcaram presença em 10 de maio. A ocasião gerou grande movimento nas redes sociais e pegou muita gente de surpresa.
Residentes do Reino Unido poderão conferir a constelação criada pela companhia de Musk em duas ocasiões: hoje (23), às 3h38 (no horário local), e quarta-feira (24), às 3h26. Os objetos irão de sul para sudeste em ambas as passagens.
Curiosos podem localizar os satélites Starlink através do site Find Starlink e conferir quando será a próxima passagem em várias regiões do mundo. O lançamento e maiores novidades da SpaceX podem ser acompanhados pelo YouTube.
Fontes
Categorias