Um estudo publicado no Astronomy & Astrophysics nesta quinta-feira (04) revelou a existência de um planeta com características semelhantes à Terra, incluindo seu período orbital. O chamado KOI-456.04 orbita a estrela Kepler-160, conhecida por ser muito parecida com o Sol.
O exoplaneta está localizado a uma distância aproximada de 3 mil anos-luz. Segundo o Instituto de Pesquisa do Sistema Solar da Alemanha, responsável pelo estudo, trata-se de “mais do que outro mundo potencialmente habitável”, já que sua estrela emite uma luz “muito parecida com a que vemos na Terra”.
A imagem compara a relação entre o Sol e a Terra com a relação entre o exoplaneta e a estrela Kepler-160
Grande parte dos exoplanetas com condições favoráveis à vida humana são iluminados por estrelas anãs vermelhas, conhecidas por explosões capazes de tornar esses mundos inabitáveis — o que não se aplica ao caso do recém-descoberto KOI-456.04.
O planeta está localizado em um local que favorece a formação de água líquida em sua superfície, mas ainda não se sabe as propriedades de sua atmosfera — portanto, não é possível confirmar se este mundo é ideal ou não para a vida. A equipe de pesquisadores suspeita que seu sistema seja composto por quatro planetas.
Apesar de todas as informações descobertas, o instituto alerta que o KOI-456.05 pode ser apenas um erro estatístico, considerando que existe 15% de chances que este corpo celeste não seja de fato um planeta. Os pesquisadores esperam que um telescópio possa confirmar a classificação futuramente.
Leia mais:
- Astrônomos descobrem super-Terra em órbita semelhante à terrestre
- Planeta do tamanho da Terra é descoberto por acaso
- Descoberto potencial planeta candidato à Terra 2.0
- Teoria defende que vida foi 'capturada' da Terra e se espalhou pelo cosmos
- Simulações ajudam a descobrir exoplanetas que podem abrigar vida
Fontes
Categorias