A partir de um acordo firmado com a empresa farmacêutica Valneva, o Instituto Butantan irá disponibilizar a vacina contra chikungunya no Brasil. Segundo a reportagem da Folha de São Paulo, a companhia com sede na França irá mandar sua tecnologia para o país em seis meses.
A intenção do instituto com essa parceria é utilizar essa tecnologia estrangeira para desenvolver e comercializar a vacina nos países em desenvolvimento em uma campanha de imunização contra a doença.
“Ao enfrentar o desafio de desenvolver, fabricar e comercializar a vacina chikungunya da Valneva, o Butantan reforçará ainda mais seu compromisso com a melhoria da saúde pública em países em desenvolvimento”, declarou o diretor do Instituto Butantan, Dilmas Covas, à Folha de São Paulo.
A Valneva finalizou a segunda fase de ensaios clínicos do imunizante nos Estados Unidos durante o mês de fevereiro e pretende iniciar a terceira fase no fim deste ano. Assim que esta etapa for finalizada, o instituto irá iniciar a fase 4 nas regiões endêmicas do Brasil e, ao final, compartilhar as informações obtidas com a farmacêutica.
Fontes