O Twitter vai permitir que pesquisadores e desenvolvedores de software acessem, em tempo real, as informações de milhões de tweets públicos diários sobre a covid-19. A iniciativa prevê a utilização destes dados para estudos relacionados à disseminação da doença e também para o combate às fake news.
Esta é a primeira vez que a rede social oferece a visualização completa e em tempo real aos dados de um assunto que está entre os mais comentados da plataforma. Essas informações são muito valiosas para as companhias de mídia social e o acesso a elas normalmente tem um custo, mas o Twitter não cobrará nada.
“Sabemos que desenvolvedores e pesquisadores estão cheios de ideias inspiradoras que podem ajudar o mundo a aprender e melhorar nosso entendimento e resposta coletivos à pandemia da covid-19”, disse a companhia em postagem na sua comunidade de desenvolvedores.
Os tweets sobre o coronavírus têm ganhado grande destaque nas últimas semanasFonte: Freepik
O estudo das mensagens postadas pelos usuários da rede social, que tenham como tema a doença causada pelo novo coronavírus, pode ajudar a entender melhor diversas questões relacionadas à pandemia, como a desinformação e o gerenciamento de crises. Os dados também podem ser usados para o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial que auxiliem a comunidade científica em diferentes projetos sobre a doença.
Exigências para acesso
Para acessar os dados dos tweets relacionados à covid-19, é necessário cumprir uma série de exigências, segundo o Twitter. A companhia fará uma análise dos perfis de todos que efetuaram a solicitação, antes de liberar as informações.
Além de ter conta de desenvolvedor aprovada, os interessados precisam comprovar experiência no trabalho com dados do Twitter e possuir a infraestrutura necessária para processar, armazenar e analisar os milhões de dados gerados diariamente, entre outras coisas.
Categorias