Assim como outras empresas de tecnologia, a Huawei também entrou no combate à pandemia do coronavírus. Só que ao contrário de suas concorrentes, ela não irá ajudar com a compra de equipamentos médicos. Ao invés disso, a empresa criou um dispositivo para ajudar na detecção do vírus.
Hospitais nas Filipinas e Equador já foram equipados com o sistema, e a Huawei afirma que vários outros países já demonstraram interesse na tecnologia.
Como funciona o dispositivo?
Até agora, os testes consistem na análise da amostragem de secreção nasal e de garganta ou do sangue. A Huawei está adotando uma abordagem um pouco diferente. Como o COVID-19 ataca os pulmões, o sistema da empresa envia imagens da tomografia para os servidores da Huawei Cloud, onde elas são analisadas por uma inteligência artificial que consegue identificar a estrutura e função pulmonar. O resultado é analisado em dois minutos com uma taxa de 98% de precisão.
Huawei desenvolve método para identificar covid-19 em dois minutosFonte: AFP/Reprodução
Além de identificar a doença, a IA também é capaz de diferenciar os estágios e a gravidade da infecção. Ou seja, os médicos conseguem usar o dispositivo para realizar o diagnóstico inicial e monitorar a eficácia do tratamento.
O teste da Huawei ainda não é considerado conclusivo e ainda está sujeito a verificação. Contudo, ele pode ser uma boa alternativa aos testes tradicionais, que podem demorar dias para apresentar o diagnóstico.
Até o último balanço feito pelas secretarias estaduais de saúde, nesta quinta-feira (26) o Brasil tem 2.587 casos confirmados e 61 mortes causadas pela covid-19.
Categorias