O Universo é cheio de planetas fascinantes, mas poucos são tão apocalípticos quanto o Wasp-76b, descoberto em 2013 e localizado entre 390 a 640 anos-luz da Terra – a distância ainda não foi precisa pelos cientistas. Sua característica mais impressionante é o fato de que por lá provavelmente chove ferro líquido!
Isso acontece porque o planeta está muito próximo de sua estrela. O Wasp-76b orbita tão perto dela que sua translação – ou “ano” – dura apenas 43 horas. Por conta disso, a temperatura durante o dia chega a 2,4 mil graus Celsius, sendo capaz de vaporizar metais.
À noite, a oscilação de temperatura chega a mais de mil graus, fazendo o metal na atmosfera voltar a se condensar e chover de maneira líquida. A descoberta desse fenômeno único foi da equipe do astrônomo David Ehrenreich, da Universidade de Genebra, na Suíça.
Gigante gasoso está muito próximo de sua estrela.
Também chama a atenção o fato de ele estar sempre voltado com a mesma face à estrela – algo que acontece com a Lua em relação à Terra, por exemplo. Assim, existe um lado que está constantemente muito quente enquanto o outro, de noite eterna, está mais frio. Essa diferença de temperatura gera ventos que chegam a 18 mil km/h.
Essa disparidade de temperatura também deve gerar outro fenômeno curioso: gigantescas nuvens nas regiões do planeta que ficam entre o dia e a noite. Isso acontece porque as altas temperaturas do lado diurno fazem com que a atmosfera nessa região seja muito mais elevada, com as nuvens “caindo” para a atmosfera do lado noturno.
O Wasp-76b é um gigante gasoso com cerca do dobro do diâmetro de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, apesar de ser tão maciço quanto o nosso vizinho. Tantas características únicas fazem com que o funcionamento das leis da Física ainda sejam incompreendidas em sua atmosfera. A expectativa é de ele acabar se chocando com a estrela dele ou da radiação emitida por ela acabe com sua atmosfera, resultando apenas um núcleo rochoso e muitíssimo quente.
Arte mostra como seriam as tempestades nas regiões entre o dia e a noite do Wasp-76bFonte: Observatório Europeu do Sul
Categorias