Desde 18 de dezembro de 2019, quem passa pelo centro de conferências Pioneerer's Hall, na Universidade Espacial Internacional (ISU) em Estrasburgo, França, pode ver a estátua de uma gata sentada placidamente sobre o globo terrestre, mirando o céu. É Félicette, a primeira e única astrocat (do outro lado da sala, está um busto do russo Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço).
Félicette foi esquecida, como tantos outros animais cujo sacrifício, forjado em câmaras escuras, apertadas e mortalmente quentes, abriu caminho para a chegada do homem ao espaço. Gata frajola vira-lata, saiu das ruas de Paris para o interior de um foguete do programa espacial francês. Félicette foi a escolhida, entre 14 bichanos, para tripular um voo suborbital por ser a mais dócil (ou, dizem, a que menos engordou e, por isso, ainda cabia na gaiola de lançamento).
Ela teve eletrodos implantados em seu cérebro e foi submetida ao um treinamento digo de um astronauta.
A bordo de um foguete Véronique, ela subiu ao espaço no dia 18 de outubro de 1963, a partir de um campo argelino do deserto do Saara. O voo durou 15 minutos e alcançou 160 quilômetros de altitude. Félicette foi resgatada sã e salva.
Por três meses, ela viveu em um laboratório, até ser sacrificada para que os cientistas removessem os eletrodos e estudassem os efeitos da falta de gravdidade em seu cérebro.
Como Gagárin, a primeira
Em 2017, o publicitário inglês Matthew Serge Guy lançou uma campanha de arrecadação para uma estátua que imortalizasse Félicette. "Outros animais como Laika, o cachorro, e Ham, o chimpanzé, têm monumentos, enquanto o primeiro e único gato a ir ao espaço foi esquecido. Ela merece um memorial adequado", escreveu Guy no Kickstarter.
Dois anos e US$ 57 mil depois, a escultura em bronze de 1,5m da artista plástica britânica Gill Parker foi inaugurada na presença dos astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) Helen Sharman, Paolo Nespoli e Reinhold Ewald. "É uma loucura pensar que um vídeo que eu postei há mais de dois anos resultou nisso", disse Guy, ao encerrar a campanha no Kickstarter.
Fontes
Categorias