Na última quinta-feira (30), a NASA fez uma pausa para homenagear os astronautas que faleceram em três graves acidentes. Trata-se do chamado “Day of Remembrance”, uma tradição anual da agência.
A primeira tragédia a ser lembrada por essa homenagem ocorreu durante a missão Apollo 1, no dia 27 de janeiro de 1967. Durante uma simulação de lançamento, a espaçonave pegou fogo, matando os astronautas Virgil Grissom, Roger Chaffee e Edward White.
O acidente foi causado por inúmeras falhas no sistema, que impediram os tripulantes de utilizarem a saída de emergência e salvarem suas vidas. Após a tragédia, alterações foram feitas no projeto Apollo — missão que levou o homem à Lua anos depois.
Em 28 de janeiro em 1986, as redes de televisão mostravam o ônibus espacial Challenger decolando ao vivo. Apenas 72 depois de sair do chão, a espaçonave tripulada por 6 astronautas e uma professora de ensino médio explodiu diante de milhares de espectadores.
No primeiro dia de fevereiro de 2003, a NASA estava comandando a missão Columbia. Após 16 dias em órbita, o ônibus espacial com sete tripulantes retornava para a Terra.
A espaçonave já havia sido utilizada em 27 missões, mas um problema na asa esquerda fez dessa a última vez. O sistema de isolamento térmico da espaçonave ficou gravemente comprometido, desintegrando-a junto com todos os passageiros.
O administrador da agência, Jim Bridenstine, esteve presente em uma cerimônia que aconteceu nesta quinta-feira no Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia. Juntamente com alguns funcionários, ele liderou a colocação de grinaldas no Túmulo do Soldado Desconhecido em tributo a todos tripulantes e suas famílias.
Em uma declaração oficial, a NASA divulgou os eventos que fizeram parte do “Day of Remembrance”. Além disso, no site da agência há uma página dedicada especialmente para a tradição.
Categorias