O vulcão Taal entrou em atividade nesta segunda-feira (13) e colocou as autoridades locais em estado de alerta. Até o momento, ao menos 30 mil pessoas já deixaram as casas da região, mas o número pode passar de 200 mil nas próximas horas. A província de Batangas, onde está localizado o vulcão, declarou estado de calamidade.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia registrou pelo menos 75 terremotos causados pela atividade vulcânica e elevou o alerta para o nível 4, o segundo mais alto. Foi solicitada uma evacuação total em um raio de 17 quilômetros devido ao risco de "uma erupção perigosa ocorrer em horas ou dias".
O Taal é o segundo vulcão mais ativo das Filipinas e está localizado a cerca de 60 quilômetros da capital Manila. Ele entrou em atividade na noite de domingo (12) e começou a expelir lava e uma coluna de cinzas e fumaça poucas horas depois. Toda a área nas proximidades ficou coberta por uma espessa camadas de cinzas e poeira tóxica. Até o momento, não foram registradas vítimas fatais nem grandes danos na região.
Embora seja um vulcão pequeno, o Taal é muito ativo e já causou transtornos à população filipina. Em 1911, uma grande erupção matou 1.335 pessoas. Já em 1965, foram 200 vítimas.
Fontes