Cientistas da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, estão desenvolvendo uma nova lente de contato inteligente com um mecanismo de carregamento sem fio. Isso possibilita a recarga do dispositivo até mesmo sem que ele precise ser retirado do olho do usuário.
Segundo o professor responsável pelo projeto, Jihun Park, o segredo está em um supercapacitor feito de eletrodos de carbono e um eletrólito em miniatura — ou seja, não há uma bateria convencional.
Para fazer a recarga sem interferir na visão do usuário, é utilizada na fabricação da lente uma técnica chamada "escrita direta por tinta em microescala", que insere o tal supercapacitor fora da área que fica sobre a pupila. A lente ainda conta com uma antena e um LED em vermelho, que acende de acordo com o que é medido pelo sensor embutido.
Por enquanto, os testes ainda estão em fases iniciais, mas o primeiro voluntário humano passou cerca de dez minutos com a lente em funcionamento e não relatou problemas ou desconforto. Entretanto, novos testes devem ser realizados para confirmar que não há efeitos sobre a visão e a saúde em geral do indivíduo.
Park já desenvolve há algum tempo pesquisas com lentes de contato inteligentes: no ano passado, a equipe do cientista criou uma versão capaz de monitorar o nível de glicose no sangue e exibir o resultado em outro dispositivo — ou então fazendo o LED acender para indicar que o resultado está acima do normal. Agora, o pesquisador juntou essa utilização com a tecnologia wireless. Caso saia dos laboratórios e se transforme em um produto comercializado, é possível que aplicações na área da saúde sejam a primeira utilidade da lente de contato com carregamento sem fio.
O artigo completo pode ser lido neste link (em inglês).
Fontes