O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, está disposto a avançar um projeto do governo Michel Temer: o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), uma fonte de energia e materiais que permitir a autonomia do país em certos setores.
Segundo o site Telesíntese, Pontes defendeu durante uma reunião do órgão público Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa) o estabelecimento de parcerias entre o Brasil e outros países para que o projeto saia do papel. Por enquanto, não está claro se o objetivo é fechar parcerias para fornecimento de tecnologias, permitir a utilização conjunta dos equipamentos ou até mesmo pedir um financiamento conjunto.
Além da cooperação internacional, ele sugere um “estudo estratégico de avaliação dos riscos" para que o país saiba exatamente como o relacionamento com outros países pode ser afetado caso avanços sejam feitos na área nuclear. A ata da reunião pode ser consultada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17).
O que é o projeto?
Ainda sem previsão para ficar pronto, o RMB foi apresentado pela Marinha em junho de 2018 e tem como objetivo produzir radiofármacos. Esses materiais, hoje importados, permitiria avanços em medicina diagnóstica e tratamento de doenças como o câncer.
Fontes