Assim como usuários de smartphones precisam de adaptadores para usar certos gadgets, a NASA também tem que modificar suas conexões para aceitar produtos externos. A agência americana colocou dois astronautas em uma caminhada espacial hoje para instalar um dock adaptador na Estação Espacial Internacional, que permite a conexão de foguetes privados da Boeing e SpaceX.
O processo de instalação, porém, não é tão simples quanto conectar um cabo no celular: os astronautas Nick Hague and Andrew Morgan ficaram mais de seis horas trabalhando na implementação dos adaptadores. A NASA até transmitiu todo o procedimento ao vivo na internet, por meio do link abaixo:
Segundo as informações da agência internacional, o Adaptador de Acoplagem Internacional, abreviado como IDA, é o segundo módulo que precisava ser instalado para aceitar a chegada de novas espaçonaves comerciais da Boeing e SpaceX. O primeiro "adaptador universal" para naves foi instalado na EEI em 2016.
O dispositivo que foi instalado pelos astronautas hoje chegou na Estação Espacial no fim de julho deste ano com uma nave SpaceX Dragon. Segundo o CNET, o produto teria um custo estimado de US$ 22,5 milhões.
Na segunda-feira, os membros da base de comando na Terra utilizaram braços robóticos para posicionar o dock perto do local de instalação. O trabalho de Hague e Morgan foi realizar as conexões necessárias entre as duas extremidades, como cabos de dados e energia, seguindo os comandos da astronauta Christina Koch, que auxiliou no processo de dentro da estação.
Categorias