A HypoPet AG, companhia de biotecnologia oriunda da Universidade de Zurique, na Suíça, anunciou um artigo com dados pré-clínicos sobre uma vacina chamada HypoCat. Diferentemente do que já ocorre naturalmente, com o ser humano recebendo a vacina ou algum medicamento contra a alergia, a nova proposta é impedir que o gato transmita o alérgeno.
No artigo publicado, que foi resultado de 4 estudos envolvendo 54 gatos, foi possível perceber que a vacina potencializou o desenvolvimento de altos níveis de anticorpos que conseguem neutralizar o alérgeno Fel d1, que é o principal causador de alergias nas pessoas. Com a inibição do Fel d1, a probabilidade de humanos terem contato com o alérgeno cai drasticamente, diminuindo assim a ocorrência de alergias.
Porém, nem tudo são flores. Ainda há todo um processo de testes e regulações que precisam de aprovação para que o produto esteja disponível no mercado consumidor. Então, levará um bom tempo para que os amantes de gatos que sofrem com alergias possam abraçar os felinos sem medo.
Fontes