A LightSail 2 já está fazendo belas imagens da Terra. A espaçonave é um projeto da Sociedade Planetária que tem como missão testar velas solares que, um dia, fornecerão energia suficiente para impulsionar naves usando nenhum combustível a não ser a luz do Sol.
Lançada em junho deste ano, ela trabalha para manter estendida sua vela (que já se abriu) e aproveita para mandar imagens que obtém sempre que vira suas lentes para a superfície da Terra.
A última sequência foi tomada em três dias de julho (7, 12 e 18), enquanto os controladores de voo reviam seu equipamento. A mais recente atualização afetou o software do sistema de estabilidade da nave, o que, de acordo com a Sociedade, "refinou a operação das barras de torque eletromagnéticas da espaçonave, que são responsáveis por mantê-la estável enquanto circunda a Terra".
Velas de luz
Segundo a Sociedade Planetária, a LightSail 2 permanece firme em órbita. Isso é crucial para manter íntegra sua vela solar, extremamente fina e do tamanho de um ringue de boxe.
A ideia de “barcos espaciais movidos a velas de luz” é do astrônomo Carl Sagan e foi concebida nos anos 1970. A eliminação de combustível terá, de imediato, a vantagem de aliviar a carga que foguetes levam para órbita – sejam pequenos satélites de manutenção ou grandes espaçonaves, a caminho de missões na Lua e em Marte.
Fontes
Categorias