Na última sexta-feira (5), um terremoto com 7,1 graus de magnitude na escala Richter atingiu o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, causando falta de energia, deslizamentos e pequenos incêndios em parte da região. O acontecimento também gerou um fato curioso: ele causou uma rachadura que pode ser vista do espaço.
Quem publicou a foto registrando o momento foi Will Marshall, executivo-chefe da Planet Labs, companhia que utiliza satélites para monitorar mudanças em diversas regiões do planeta. No tweet abaixo, você pode ver um comparativo entre imagens, com a primeira tendo sido capturada na quinta (4) e a segunda no sábado (6), poucas horas após o terremoto.
Ridgecrest Earthquake before (4th July) & after (6th July) images from Doves, clearly showing surface rupture. Thx @rsimmon @PlanetLabs @USGS RT @USGSBigQuakes Prelim M7.1 Earthquake 35.767, -117.605 Jul-06 03:19 UTC, updates https://t.co/waWvmvQZ88 pic.twitter.com/cUNxdMazum
— Will Marshall (@Will4Planet) 7 de julho de 2019
A segunda imagem também mostra um ponto de desaguamento próximo ao epicentro do terremoto. Isso acontece quando a água que estava no subsolo vem à tona após um tremor forte na área.
Esse foi o terremoto mais forte a atingir a região sul da Califórnia nos últimos 20 anos, tendo sido sentido em grandes cidades próximas, como Las Vegas, Los Angeles e Phoenix. Algumas pessoas ficaram feridas, mas não há relatos de mortes causadas pelo tremor. Uma partida da NBA foi adiada e atrações da Disneylândia foram fechadas temporariamente após a atividade sísmica.
Fontes
Categorias