Um dos foguetes mais potentes do mundo, o Falcon Heavy, participou de uma missão a fim de transportar 24 satélites para órbita do planeta no último dia 24. A carenagem de proteção da carga foi lançada de volta à Terra assim que o foguete ultrapassou a atmosfera terrestre. Pela primeira vez a peça foi recuperada, rendendo uma economia de US$ 3 milhões e imagens impressionantes.
As imagens foram compartilhadas no Twitter da SpaceX no último dia 03 e mostram as luzes azuis causadas pela queima de partículas no ar. Veja:
View from the fairing during the STP-2 mission; when the fairing returns to Earth, friction heats up particles in the atmosphere, which appear bright blue in the video pic.twitter.com/P8dgaIfUbl
— SpaceX (@SpaceX) 3 de julho de 2019
Missão de recuperação
Em forma de cone a carenagem fica na ponta do foguete para proteger a carga da força extrema do lançamento. O compartimento tem 13 metros de altura, 5 m de largura, quase uma tonelada de peso e custa cerca de US$ 6 milhões. A recuperação de pelo menos metade da peça representa uma grande economia por poder ser reutilizada.
Para possibilitar o resgate, a SpaceX adicionou à carenagem propulsores frios de nitrogênio a fim de estabilizar a descida até que os paraquedas pudessem ser acionados e a guiassem para cair lugar certo — o barco de recuperação Ms. Tree.
O próximo lançamento da empresa está marcado para o dia 21 de julho.
Fontes