A Virgin Galactic mandou sua nave para o espaço pela segunda vez, agora com o objetivo de qualificar a tripulação para que se tornem astronautas — uma dessas pessoas é Beth Moses, a primeira passageira de testes da Virgin Galactic e diretora de instrução dos astronautas. O avião espacial VSS Unity foi designado para levar passageiros aos limites do espaço para que possam viver a sensação de "gravidade zero" por alguns instantes.
Em dezembro de 2018, a Virgin Galactic entrou para a história ao enviar o VSS Unity a mais de 80 quilômetros de altura, no que muitos consideram o começo do espaço. Para quem concorda com essa definição, foi a primeira vez que os EUA mandaram pessoas ao espaço desde 2011. Como resultado, os dois pilotos do voo receberam premiações pelo feito.
WhiteKnightTwo and SpaceShipTwo take off for our fifth supersonic powered test flight pic.twitter.com/05rxbe1j14
— Virgin Galactic (@virgingalactic) February 22, 2019
Eis que a empresa mostrou que é capaz de repetir a ação com o teste realizado na Califórnia nesta semana. O VSS Unity alcançou uma altitude de 45 mil pés acoplado à estrutura da aeronave WhiteKnightTwo, que a liberou no ar. Os dois pilotos da vez, Dave Mackay e Mike "Sooch" Masucci, deram partida no motor do avião espacial e chegaram à altura de 89,9 quilômetros, a maior que o veículo já alcançou. Durante o teste, a aceleração alcançada foi equivalente ao triplo da velocidade do som.
A grande novidade foi a nave carregar três pessoas ao invés de apenas duas. Beth Moses até saiu de seu assento para compreender melhor a experiência do voo para quem fica na parte de trás do avião espacial. Ela será responsável por preparar os futuros passageiros sobre o que deverão esperar nos voos, e a experiência realizada com certeza trouxe informações importantes.
SpaceShipTwo, welcome back to space ?? ?? pic.twitter.com/5pboTQeRjI
— Virgin Galactic (@virgingalactic) February 23, 2019
Os próximos planos da Virgin Galactic incluem realizar outros testes desse tipo ao longo do ano. A empresa deverá se mudar para uma nova localização no México para continuar desenvolvendo voos comerciais; uma data ainda não foi estabelecida, mas Richard Branson, fundador da empresa, espera poder voar na VSS Unity por volta de julho.
Categorias