Companhias privadas chinesas vêm avançando no desenvolvimento de foguetes para viagens e algumas tentativas até conseguiram alçar voos mais próximos da órbita — mas até agora, nenhuma deles obteve sucesso. A última tentativa aconteceu no sábado (27), quando o terceiro estágio do propulsor Zhuque-1, da empresa LandSpace, falhou.
O episódio aconteceu no centro de lançamentos Jiuquan Satellite, no deserto de Gobi. O Zhuque-1 carregava um satélite que seria responsável por transmitir a série de tevê “Cheers Science”, para a estatal CCTV. Ainda não há muitos detalhes sobre o que causou o defeito.
Embora as coisas não tenham saído como o esperado, a companhia celebrou o bom funcionamento dos dois primeiros estágios do Zhuque-1. Além disso, a LandSpace comemorou o fato de ser a primeira firma espacial privada a conseguir licença para o lançamento de foguetes ao espaço.
Fonte: LandScape
Agora, a startup adianta que continuará tentando, porém, não há um comunicado claro sobre quais serão os próximos passos da LandSpace. Ao lado da OneSpace, ela vem sendo o principal nome nos últimos meses no objetivo que a China tem de competir com os Estados Unidos e as companhias SpaceX e Blue Origin.
A maior diferença é que, enquanto as empresas chinesas recebem apoio do programa espacial do governo chinês, as companhias ianques, mesmo sem tantos incentivos com verba, seguem com projetos mais independentes.
Categorias