O mundo amanheceu mais triste nesta quarta-feira (14) com a notícia da morte do físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, um dos cientistas mais populares e celebrados de todo o século 20. Como não poderia deixar de ser, pessoas notáveis de diversas áreas, além de fãs anônimos, prestaram as suas homenagens ao cientista.
Outro pop star da ciência, o astrofísico estadunidense Neil deGrasse Tyson acredita que a morte de Hawking deixa um vácuo intelectual, mas não um vazio. “Pense nisso como uma espécie de energia de vácuo permeando todo o espaço-tempo que desafia a medida”, escreveu o cientista no Twitter.
His passing has left an intellectual vacuum in his wake. But it's not empty. Think of it as a kind of vacuum energy permeating the fabric of spacetime that defies measure. Stephen Hawking, RIP 1942-2018. pic.twitter.com/nAanMySqkt
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) 14 de março de 2018
O cientista britânico Brian Cox ressaltou a contribuição de Hawking não apenas para a ciência em si, mas também como inspiração para que muitas pessoas se interessassem pela ciência. “Suas contribuições para a ciência serão úteis enquanto houver cientistas, e há muito mais cientistas por sua causa”, escreveu. “Ele falou sobre o valor e a fragilidade da vida humana e da civilização, melhorando ambas de forma grandiosa.”
Sad to hear about Stephen Hawking. What a remarkable life. His contributions to science will be used as long as there are scientists, and there are many more scientists because of him. He spoke about the value and fragility of human life and civilisation and greatly enhanced both
— Brian Cox (@ProfBrianCox) 14 de março de 2018
A NASA também não deixou a morte de Stephen Hawking passar em branco. Também pelo Twitter, a agência espacial dos Estados Unidos lembrou que os seus estudos abriram “um universo de possibilidades” que o mundo todo está explorando. “Que você continue voado como o Superman na microgravidade, como você disse aos astronautas da Estação Espacial em 2014”, desejou a agência.
Remembering Stephen Hawking, a renowned physicist and ambassador of science. His theories unlocked a universe of possibilities that we & the world are exploring. May you keep flying like superman in microgravity, as you said to astronauts on @Space_Station in 2014 pic.twitter.com/FeR4fd2zZ5
— NASA (@NASA) 14 de março de 2018
Cientistas da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) também renderam homenagens ao colega. “Um gigante de nossa área nos deixou, mas suas contribuições imortais permanecerão para sempre”, registraram os pesquisadores.
“A giant of our field has left us, but his immortal contributions will remain forever.”
— CERN (@CERN) 14 de março de 2018
CERN scientists pay tribute to Stephen Hawking: https://t.co/1DFDi7oH5Y pic.twitter.com/Ng3EGM7nPe
A série de humor nerd "The Big Bang Theory" também prestou a sua homenagem ao cientista britânico. O perfil oficial do seriado no Twitter agradeceu a inspiração e relembrou a participação dele no programa. “Foi uma honra tê-lo em Big Bang Theory. Obrigado por inspirar a nós e ao mundo”, registrou.
In loving memory of Stephen Hawking. It was an honor to have him on The #BigBangTheory. Thank you for inspiring us and the world. pic.twitter.com/9rWoYqIToy
— The Big Bang Theory (@bigbangtheory) 14 de março de 2018
Homenagens em Cambridge
Alma mater de Stephen Hawking, a Universidade de Cambridge também foi palco de diversas homenagens ao físico britânico, com a bandeira da instituição hasteada a meio mastro nesta quarta-feira como forma de luto pela morte de um de seus membros mais ilustres. No livro de condolências da capela do Gonville and Caius College, onde ele lecionou por mais de 50 anos, alunos e professores registraram o seu pesar.
"Look up at the stars and not down at your feet" - Professor Stephen Hawking
— Cambridge University (@Cambridge_Uni) 14 de março de 2018
1942-2018 https://t.co/h8uWznhEpb pic.twitter.com/RVeQx2BTxP
“Era alguém extraordinário”, comentou à AFP o estudante de biologia molecular Edo Dzafic, 26 anos. “Ele incentivou as pessoas a sair de sua zona de conforto. É o que todos nós sonhamos fazer”.
Para Justin Hayward, aluno de Hawkings durante o doutorado entre os anos de 1991 e 1995, o professor foi uma grande inspiração. “Era divertido trabalhar com ele. Ele tinha um grande senso de humor”, comentou. “Ele contribuiu muito para desenvolver nossa compreensão dos resultados da relatividade geral. Era uma fonte de inspiração.”
Por toda a internet, milhares de anônimos, celebridades, cientistas renomados e organizações celebram a vida e o legado de Hawking:
“Silent face, the marble index of a mind forever voyaging through strange seas of thought, alone.” Wordsworth was writing of Newton, but he might have been foreseeing the silent face of Newton’s great successor as Lucasian Professor. pic.twitter.com/VZIP0xdQmG
— Richard Dawkins (@RichardDawkins) 14 de março de 2018
Hoje o céu ganhou uma linda estrela chamada Stephen Hawking. Com 21 anos descobriu que tinha esclerose lateral amiotrófica e os médicos disseram que só tinha 3 anos de vida, chegou aos 76 com muita luta, Stephen foi e sempre será um dos maiores astrofísicos do mundo, fique em paz pic.twitter.com/O1yemujGEY
— rip stephen hawking ?? (@mendestwolf) 14 de março de 2018
Stephen Hawking faleceu ontem aos 76 anos. Tinha uma teoria do "pênalti perfeito".
— Imigrantes da Bola (@imigrantescast) 14 de março de 2018
Em 84% das cobranças que buscam o ângulo em cima, entram.
Devem ser executados com a parte interna do pé.
Os goleiros que saltam ou se movem antes tem 18% mais de probabilidade defender. #RIP Genio pic.twitter.com/WS5WNWOIW9
O dia que Stephen Hawking nos deixa também é o dia em que Einstein completaria 139 anos.
— Letícia Wexell ?? #notGDC (@Leticinios) 14 de março de 2018
Lembremos hoje da importância do espírito científico, da curiosidade e da busca por respostas e perguntas novas.
Estude, pesquise, aprenda, pergunte, e principalmente: viva.
RIP. pic.twitter.com/KoK5n7teP2
Um gênio da ciência e das palavras: Stephen Hawking. pic.twitter.com/lnv9tIfRPm
— Paolla Oliveira (@paolla) 14 de março de 2018
O físico Stephen Hawking inspirou o mundo na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Seu legado viverá conosco para sempre. pic.twitter.com/tAccPuW55o
— Olympic Channel (@OlympicCh_pt) 14 de março de 2018
I just heard about Stephen Hawking's passing. He was both a genius and my favorite Simpsons character. We'll miss you, buddy.
— Macaulay Culkin (@IncredibleCulk) 14 de março de 2018
Stephen Hawking nasceu em Oxford, Reino Unido, em 8 de janeiro de 1942 e se tornou doutor em cosmologia pela Universidade de Cambridge, onde posteriormente ocuparia o posto de professor lucasiano emérito, e um dos principais cientistas do mundo no campo da relatividade e da mecânica quântica. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos, ele faleceu nesta madrugada, ao 76 anos.
Categorias