A NASA e a SpaceX lançaram com sucesso, na manhã de hoje, um foguete Falcon 9 que levou para o espaço a aeronave espacial experimental da Boeing, o X-37B, e outro objeto chamado de "dissipador térmico avançado estruturalmente embutido" – tudo como parte de uma missão confidencial da força aérea norte-americana.
O lançamento aconteceu no Kennedy Space Center da agência espacial dos Estados Unidos e foi transmitido ao vivo, sendo encerrado logo após o retorno bem-sucedido do Falcon 9 ao solo. As imagens não mostraram o X-37B em ação justamente pelo caráter secreto da missão.
Foi a primeira vez que um foguete da SpaceX levou a aeronave para o espaço, já que o processo anterior envolvia os Atlas V, construídos pela United Launch Alliance. É o quinto voo do X-37B, que vem sendo experimentado pela USAF há algum tempo em missões simples (até onde se sabe).
O lançamento foi feito mesmo com o risco da chegada do furacão Irma ao estado da Flórida, que deve acontecer até o fim do dia na sexta-feira.
Categorias