Nova interface dos Chromebook. (Fonte da imagem: Reprodução/Google Chrome Blog)
Já há algum tempo, as empresas de tecnologia adotaram a realização de alguns concursos abertos ao público como uma alternativa muito funcional na hora de se testar novos programas. Por meio dessa ferramenta, eles conseguem encontrar os mais diversos bugs e falhas de segurança em seus produtos. Vários hackers já ganharam fama internacional e um bom dinheiro com essas ações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Google, por exemplo, promove anualmente o “Pwnium”, concurso que sempre teve foco no apontamento de falhas de segurança do seu navegador, o Google Chrome. Contudo, como outra competição deve abordar também o browser da empresa (a “Pwn2Own 2013”, promovida pelo DVLabs, da HP), a empresa decidiu mudar a direção do seu concurso.
Assim, quem for participar da chamada “Pwnium 3” vai ter como tarefa encontrar problemas no sistema operacional da Google, o Chrome OS. Para tanto, a disputa será realizada obrigatoriamente em notebooks Samsung Series 5 550 Chromebook que estejam rodando a última versão do SO.
Prêmios mais do que adequados
A “corrida” dará mais de 3 milhões de dólares àqueles que obterem sucesso achando bugs no sistema. O valor total da premiação, na verdade, tem tudo a ver com um concurso recheado de nerds vindos do mundo todo. Isso porque a quantia foi chamada pela companhia de algo como “um Pi-milhão de dólares”. Sim, o valor de Pi foi usado como referência. Ou seja, 3,1415927.
Não pense, contudo, que essa grana toda vai para o bolso de uma só pessoa. O dinheiro é repartido em vários prêmios diferentes e que deverão variar de acordo com a dificuldade da quebra de segurança ou gravidade do bug encontrado.
O concurso acontecerá durante a conferência chamada CanSecWest, que deve ocorrer nos dias 6, 7 e 8 do próximo mês de março em Vancouver, no Canadá. Mais informações sobre a competição podem ser encontradas no blog Chromium, da Google. Clique aqui para acessá-lo.
Categorias