Por anos e anos, a Sony e suas câmeras digitais estiveram amarradas a apenas um tipo de cartão de memória compatível, os Memory Sticks. O grande problema dessa mídia é que além de ser mais cara que os outros tipos de cartões mais comuns (como o SD e microSD), ela também é menos veloz nas transferências e não pode ser usado em nenhum dispositivo que não seja da Sony.
Mas não há motivos para revoltas, pelo menos para quem comprar as câmeras fabricadas a partir do ano de 2010, pois a Sony anunciou que as novas câmeras digitais e camcorders não serão mais alimentadas exclusivamente por Memory Sticks da própria Sony, sendo também compatíveis com cartões de memória SD e Compact Flash.
E não é apenas a Sony que resolveu libertar seus clientes. A Olympus anunciou também que suas câmeras não exigirão mais os cartões xD-Picture Cards. Já a Panasonic anunciou algo um pouco diferente, compatibilidade com os novos cartões de memória SDXC, que possuem capacidade para armazenar até 64 GB de arquivos.
Esse modelo SDXC pode chegar a armazenar até 2 TB de arquivos nos próximos anos. Os engenheiros da SD Association estudam modos de aumentar a velocidade de transmissão de dados que hoje não passa de 10 MB/s, para até 300 MB/s em breve. Essas velocidades só são atingidas hoje, por cartões profissionais.
Categorias