A Parks Associates revelou em uma pesquisa sobre 2015 que Apple e Samsung mantiveram no ano passado o domínio já conhecido no mercado de smartphones. Ao menos nos Estados Unidos, as duas companhias juntas respondem por 71% da comercialização de celulares.
A Apple controla 40% do mercado, com Samsung abocanhando 31% dos consumidores. A próxima rival está longe: é a LG, com 10% da preferência. Motorola e HTC complementam o estudo com menos de 5% e a fatia "Outros" chega perto dos 10%. Ou seja, embora a Apple seja a líder individual do setor, o Android sai vitorioso quando todo o conjunto é levado em conta.
Dificuldade na renovação
O estudo fala ainda que o mercado de smartphones está saturado e maduro: há ao menos um celular em 86% dos lares com banda larga nos Estados Unidos. Porém, os contratos de dois anos com operadoras lá fora estão cada vez menos populares, o que significa uma tendência às atualizações de modelo.
Outros dados
A pesquisa ainda liberou dados de consumo curiosos que mostram a força do streaming de vídeo nos celulares dos EUA:
- Mais de 70% dos usuários assistem a vídeos curtos; 40% veem também clipes longos
- Quase 40% usam o sistema de reconhecimento de voz e assistente pessoal do aparelho (como a Siri);
- Chamadas via WiFi (como no WhatsApp) são utilizadas por 36% do público;
- 35% transmitem músicas do aparelho para alto-falantes;
- 26% usam pagamentos mobile para compras no varejo em lojas físicas;
- 24% fazem streaming de vídeo do celular para uma segunda tela (PC ou TV);
Apple ou Samsung? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias