Com um mar de sistema operacionais mobiles e opções de produtos para os consumidores, como dizer quais os usuários mais fiéis de cada plataforma? Com uma bela pesquisa, claro! Assim, a Ericsson iniciou um estudo envolvendo donos de aparelhos iOS, Android e Windows Phone para ver quem trocava menos de aparelhos para itens da concorrência. Os resultados da pesquisa, publicado neste mês de novembro, mostra algo bem interessante: os fãs da solução da Google são os mais devotados... pelo menos até que a Apple lance um novo iPhone.
De acordo com a pesquisa realizada pela empresa sueca, a retenção dos usuários de Android é consideravelmente superior à de quem escolhe aparelhos da Empresa da Maçã – uma fidelidade de 82% contra 73%, respectivamente. Esse equilíbrio, porém, é jogado pela janela regularmente durante o mês de setembro, mês em que costumam ser anunciados novos smartphones da Apple. Da última vez em que isso aconteceu, por exemplo, a lealdade dos consumidores iOS subiu para estrondosos 93%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Antes do lançamento de um novo iPhone.
Depois do lançamento de um novo iPhone.
Nesse mesmo tempo – no qual o iPhone 6s e 6s Plus foram lançados –, a galera do robozinho verde teve sua marca reduzida para 76%, uma quantidade considerável de “traidores” da plataforma. “O dobro de usuários Android mudou para os novos modelos iOS em relação ao período pré-lançamento deles”, analisou a documentação da pesquisa. No entanto, se formos mais a fundo no arquivo completo disponibilizado pela Ericsson, os dados mostram que o tráfego de usuários segue lentamente em favor da companhia comandada por Tim Cook.
Entenda: mesmo antes do lançamento dos novos dispositivos da Apple, 1,7% dos donos de produtos com o sistema da Google fizeram um upgrade para outros celulares Android, ao passo que 0,3% foram para um iPhone. Simultaneamente, 1,1% dos usuários de iPhone foram para outro produto da mesma marca, enquanto 0,4% deles resolveram ir para gadgets da concorrente. Ok, os números são pequenos e, em um primeiro momento, indicam que a Google está recebendo uma migração maior, certo? Infelizmente, não é bem assim.
Como a plataforma do simpático robô verde domina uma parcela de 80% do mercado, isso significa que seu “sangramento” de consumidores é muito maior durante todo o ano, mesmo quando a Apple não resolve anunciar novos brinquedinhos. Outro dado bastante relevante levantado pelo estudo mostra que os aficionados por tecnologia que escolheram aparelhos de ponta em suas últimas aquisições, independentemente do sistema escolhido, tendem a continuar investindo seu suado dinheiro em celulares top de linha da mesma marca do atual.
Já pensou em mudar do Android para o iOS e vice-versa? Comente no Fórum do TecMundo!
Fontes