Quase todas as grandes marcas de smartphones no Brasil possuem uma ampla variedade de canais para que os clientes possam entrar em contato tirando dúvidas e solicitando reparos. Além disso, elas têm uma ampla rede de assistências técnicas espalhadas pelo país.
Você pode solicitar um reparo sem custos dentro do período de garantia de smartphones e tablets, que é de 12 meses (desde que o estrago esteja coberto). Para acessórios, como fones de ouvido, baterias e carregadores, esse período é de seis meses.
Fique atento!
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o serviço de assistência precisa fazer o reparo em 30 dias no máximo. Caso contrário, o cliente tem direito a um produto novo no lugar do defeituoso ou a devolução do valor pago por ele.
Se o seu aparelho tiver root, a fabricante poderá negar o reparo no software. Entretanto, o reparo no hardware pode ser executado, caso seja preciso. Você pode tirar mais dúvidas sobre seus direitos através do Código de Defesa do Consumidor. Confira mais informações sobre o atendimento das principais fabricantes:
A LG fornece uma ferramenta em seu site que permite procurar rapidamente qualquer assistência técnica. Você deve fornecer ao menos o CEP e o Estado, mas pode completar as informações com o nome da cidade e o produto a ser reparado.
No próprio site é possível agendar um reparo mediante a criação de uma conta MYLG e também acompanhar o conserto do produto. Converse com a LG através do chat online, de um sistema de email próprio ou pelos telefones 4004 5400 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 707 5454 (demais regiões).
A LG possui lojas próprias em algumas cidades brasileiras, mas com alguns serviços limitados. Além disso, não é possível fazer reparos dentro destes espaços.
A Motorola oferece o Moto Care para quem precisa de reparos no aparelho. Você pode localizar uma assistência através do site da Motorola inserindo o endereço, cidade ou CEP do lugar em que você está. A busca também permite filtrar por centros exclusivos da marca.
Se não tiver uma assistência próxima a você, é possível enviar o aparelho pelo correio gratuitamente (confira as instruções aqui). Você pode ainda acompanhar o reparo pelo site adicionando o número do CPF, o número do telefone, a ordem de serviço ou o número de série do aparelho.
A empresa conta com um serviço de chat online para conversas em tempo real com os funcionários da empresa e até um fórum de proprietários dos produtos da marca (em inglês). Você também pode conversar pelo meio tradicional, ligando para a empresa através dos números 4002 1244 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 7731244 (outras localidades).
Além disso, você pode visitar uma das lojas-conceito da empresa, que oferecem serviços de assistência, reparos, treinamentos e venda de produtos. A Motorola promete reparar os aparelhos em até 30 minutos, sem a necessidade de deixá-los no estabelecimento.
Problemas com um smartphone da Samsung? Você pode acessar o site da empresa e encontrar o localizador de assistências técnicas e lojas autorizadas a realizarem o reparo do aparelho. Basta digitar o tipo do produto, o CEP ou endereço e o raio de distância (em quilômetros).
Você também pode acessar o serviço de chat online da empresa, entrar em contato por email através da ferramenta própria da companhia ou ligar nos telefones 4004 000 (capitais e grandes centros) e 0800 124 421 (nas demais cidades e regiões).
Além disso, a Samsung possui a maior rede de lojas no Brasil que oferecem serviços de treinamento e orientação. Entretanto, elas não possuem serviços de reparos ou encaminhamento às assistências técnicas.
A Sony também oferece um sistema para que você possa encontrar um centro autorizado. Basta selecionar a categoria do produto e o endereço (cidade, estado e CEP) para fazer a busca. O problema é que... Ele não funciona. Nós sequer encontramos a categoria “smartphones” dentro da busca: estavam disponíveis apenas tablets e, mesmo assim, não localizamos nada.
Uma solução é entrar em contato com a empresa pelos diversos canais disponíveis. Você pode conversar com a Sony através de um chat online, fazer perguntas para a conta da Sony do Brasil no Twitter, enviar um email através da ferramenta própria da empresa ou ligar nos telefones 4003 7669 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 880 7669 (demais localidades e o estado do Rio de Janeiro).
A empresa também tem lojas físicas em algumas cidades do país. Conhecidas como Sony Center, elas permitem aos usuários tirarem dúvidas, obter orientações sobre reparos e instruções sobre os produtos.
A Xiaomi não possui centros de assistência técnica nem lojas próprias. Entretanto, é possível enviar um aparelho para reparo de maneira remota através do serviço Pick Mi, que o retira, realiza o reparo e devolve após a conclusão.
Além disso, a companhia possui duas formas de contato com os seus usuários: através do telefone 4003 2953 ou por meio de um chat online, que pode ser acessado no site da empresa.
Telefones úteis de outras fabricantes
- Quantum: 3004-2244/ 0800 777 2244
- Positivo Informática: 3004-4250/ 0800 644 7500
- CCE: 3304-6654/ 0800 883 7023
- Gradiente: (11) 4837-6838
- Asus: (11) 3549-2499
- Alcatel: 3014-0514/ 0800 941 9822