A empresa de consultoria IDC Brasil divulgou os dados do mercado de celulares no Brasil no segundo trimestre de 2014. De acordo com o estudo Mobile Phone Tracker Q2, foram vendidos 17,9 milhões de aparelhos entre os meses de abril e junho, sendo 13,3 milhões de smartphones (75%) e 4,6 milhões de feature phones (25%).
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve aumento de 22% nas vendas de smartphones e queda de 16% nas vendas de feature phones. Dos aparelhos vendidos, 90% possuem o Android como sistema operacional.
Dos aparelhos vendidos no 2º trimestre, mais de 90% são Android e o pagamento médio ficou em R$ 700.
Feature phones descem, phablets sobem
Para 2018, a IDC Brasil projeta que a categoria de dispositivos modestos e sem sistema operacional não chegue a 5% do volume total do mercado. A chegada de produtos com preços mais atrativos e com configuração mais potentes estaria acelerando a migração para smartphones.
Já o phablet caiu no gosto dos brasileiros: 128 mil aparelhos em 2012, cerca de 2,2 milhões em 2013 e, para 2014, a expectativa é que as vendas cheguem perto dos 5 milhões de dispositivos.
Fontes