Sabe aquela foto incrível de aparelhos recém-apresentados com as curvas perfeitas, cores na medida certa e um fundo branco elegante, que faz parecer que o produto veio do céu? Tudo isso é mais falso do que parece, sendo resultado de muito trabalho em várias áreas de edição e montagem.
O designer Peter Belanger trabalhou na produção da capa da revista Macworld que apresentava o iPhone 3GS e postou no YouTube todas as etapas do serviço. O processo mostrado é muito parecido nas fotos oficiais de um produto, que são postadas nos sites das fabricantes e enviadas às lojas virtuais e à imprensa.
O caminho é longo
O primeiro passo é preparar o estúdio: apesar de apenas uma mesa ser o "palco" do ensaio, todo o ambiente precisa ter a iluminação regulada com filtros, lâmpadas, painéis refletores e outros equipamentos. Em seguida, é preciso tratar os aparelhos (limpeza é essencial) e posicioná-los na forma correta para tirar o retrato.
Em seguida, é preciso tratar a imagem, inserir telas, melhorar a aparência dos botões, das bordas e até dos conectores — assim como nas propagandas de fast food, alguns "retoques" são dados para que o produto pareça mais bonito. A diagramação da capa, que também envolve mais montagens, é o passo final.
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