Números divulgados nesta semana pela Kantar Wordpanel mostram que o domínio do sistema operacional Android em alguns países da América Latina continua absoluto. Segundo o estudo, o Android responde hoje por 86,9% do mercado brasileiro, 80,4% do mexicano e 75% dos consumidores argentinos.
O estudo mostra ainda algumas particularidades de cada um dos países. No México, por exemplo, o BlackBerry caiu de 32,3% de mercado em maio de 2012 para 6,5% em maio deste ano. Já o Windows Phone apresentou crescimento nos três mercados em que foi analisado, mas no Brasil o percentual foi menor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em maio de 2012 o SO mobile da Microsoft tinha 1,8% de mercado na Argentina e em maio deste ano atingiu a marca de 10,9%; no México, o Windows Phone saltou de 2,2% em maio de 2012 para 6% em maio deste ano; por fim, no Brasil, o Windows Phone passou de 4,2% e maio de 2012 para 5,5% em maio de 2014.
Gráfico mostra participação de mercado do Android
Tendências
Embora a pesquisa divulgada não informe os percentuais exatos do iOS, a soma de Android e Windows Phone no Brasil totaliza 92,4% do mercado, restando assim outros 7,6% para o iOS e o BlackBerry – o que nos leva a crer que o iOS permanece na segunda posição. O relatório mostra ainda que o Windows Phone pegou fatias de mercado do Android nos últimos seis meses, mas em uma intensidade que ainda está longe de ser considerada alarmante.
Fontes