(Fonte da imagem: Reprodução/Nielsen)
Em qual plataforma você está lendo esta notícia? No seu computador, em um tablet ou em um smartphone? Até alguns anos atrás, a resposta para isso seria bem óbvia, mas está cada dia mais evidente que as plataformas portáteis ganham espaço nesse mercado que antes era dominado pelos computadores. Uma nova prova disso está na recente pesquisa publicada pelo instituto Nielsen.
Realizado com pessoas dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Itália, a pesquisa mostra que os consumidores de tecnologia está gastando muito mais tempo em seus smartphones do que em computadores — sendo que redes sociais lideram esse nicho com bastante folga. É preciso dizer ainda que a televisão ainda é a líder absoluta em horas de utilização e tecnologia, chegando a ser cinco vezes mais utilizada.
Nos Estados Unidos, enquanto os smartphones são utilizados por mais 34 horas ao mês, os computadores ficam perto das 27 horas — contra 185 horas que os consumidores passam em frente à televisão. Na Inglaterra esses números são, respectivamente, 41 horas, 29 horas e 129 horas. Já na Itália o tempo gasto com as comunicações fica em 37 horas, 18 horas e 143 horas.
(Fonte da imagem: Reprodução/Nielsen)
A pesquisa do instituto Nielsen também revela quais são as principais utilizações dos smartphones. Não é surpresa que as redes sociais lideram a pesquisa, sendo responsável por 28% do tempo gasto pelos usuários norte-americanos. A segunda colocação fica pelas comunicações, com apenas 12% e aplicativos profissionais e funcionais completam o pódio com 11%.