Os Galaxy S20 chegaram ao fim do período de suporte e não receberão mais atualizações da Samsung. Lançados em 2020, os modelos completam quatro anos no mercado e deixarão de receber até mesmo os tradicionais patches de segurança.
Isso não significa que o Galaxy S20 se tornará inutilizável, caso você ainda tenha um. No entanto, o aparelho não contará mais com novas funcionalidades e falhas de segurança descobertas futuramente não serão corrigidas — salvo raras exceções, como ocorreu com o Galaxy S8.
Atualmente, a Samsung promete entre 6 e 7 anos de atualizações para seus lançamentos mais recentes. Já modelos voltados ao mercado corporativo, como os Galaxy S25 Enterprise Edition, podem receber suporte por até 8 anos.
Neste primeiro momento, a ausência de atualizações pode não fazer tanta diferença no uso diário. Contudo, com o passar do tempo, a defasagem se tornará mais evidente. Além disso, vulnerabilidades descobertas a partir de agora dificilmente serão corrigidas nesses aparelhos.
Quando foi avaliado pelo TecMundo em 2020, o Galaxy S20 (base) foi adjetivado como uma ótima opção custo-benefício para uso em longo prazo — e, se você usa um até hoje, seu aparelho é a prova disso. Na época, ele era um dos celulares mais poderosos no mercado e tinha até 3 anos de atualizações de software garantidos.
O suporte para o Galaxy S20 FE vai acabar?
Popular no Brasil, o Galaxy S20 FE continuará recebendo atualizações por enquanto. O modelo ainda integra a lista de dispositivos com patches de segurança trimestrais, assim como sua variante com 5G, o Galaxy S20 FE 5G.
Embora o Galaxy S20 FE tenha sido lançado em 2020, a versão com suporte a 5G chegou ao Brasil apenas em maio de 2022. Por isso, a expectativa é que essa variante receba suporte por um período maior.
Atualmente, os celulares Samsung mais antigos que ainda recebem patches mensais de segurança são os modelos da linha Galaxy S22. Já os Galaxy A53 Enterprise Edition e o XCover6 também seguem com proteção reforçada em atualizações mensais.
É chegada a hora de trocar de celular
Mesmo que seu Galaxy S20 ainda esteja com bom desempenho, o fim do suporte é um sinal claro de que está na hora de considerar a troca. O aparelho continuará funcionando normalmente, mas o seu "prazo de validade" começa a se aproximar.
- Leia também: Samsung Galaxy A56 REVIEW: a fórmula ainda funciona
Ainda assim, não há necessidade de urgência: seus aplicativos devem continuar operando sem problemas por um bom tempo.
Quais celulares Samsung terão o suporte encerrado em breve?
Com base na lista oficial da Samsung, os modelos mais próximos de perder suporte são aqueles que já recebem atualizações com menor frequência — a cada seis meses. São eles:
- Galaxy A22;
- Galaxy A22 5G;
- Galaxy A82 5G;
- Galaxy A03;
- Galaxy A03s;
- Galaxy A03 Core;
- Galaxy M21 (2021);
- Galaxy M22;
- Galaxy M32;
- Galaxy M32 5G;
- Galaxy M42 5G;
- Galaxy M52 5G;
- Galaxy F22;
- Galaxy F42 5G;
- Galaxy F52 5G.
O tempo restante de suporte pode variar conforme a data de lançamento de cada dispositivo.
Quer saber qual é o momento ideal para trocar de celular ou acompanhar o ciclo de suporte dos aparelhos da Samsung? Fique de olho no TecMundo para receber análises, comparativos e atualizações sobre o universo mobile. Siga nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade.
Fontes