Oppo Reno 13F: ótimo celular para esperar baratear [Review]

6 min de leitura
Imagem de: Oppo Reno 13F: ótimo celular para esperar baratear [Review]

O Oppo Reno 13 F é o novo intermediário da marca e posso dizer com certeza que é um dos celulares mais bonitos que eu já testei. Ele chega com a proposta de ser um celular focado em IA, com editor de imagens, funções para bloco de notas e o chatbot Gemini, mas com recursos diferentes também, como a foto subaquática.

Foi uma ótima experiência no dia a dia, já que o celular aguentou bem o multitarefas e a bateria não decepcionou… Mas a câmera deixou um pouco a desejar.

Design e tela

Esse com certeza é um dos celulares mais bonitos que eu já testei. Ele vem em duas opções: grafite e lavanda, com esse design de asas que dá um efeito incrível. Ele é todo feito em plástico, mas o acabamento é tão bom que até parece ser um material mais premium.

Na traseira, além do logo da marca, a gente também vê uma protuberância para as três câmeras em um design bem limpo. Na lateral, nós temos o botão de ligar e desligar, e os botões de volume. Já na parte de baixo tem as saídas de som, a bandeja para chip, microfone e a porta USB-C. Nada de diferente.

Construção do Oppo Reno 13F
Design chamativo do Oppo Reno 13F nem dá vontade de usar a capinha (Imagem: TecMundo)

O Oppo Reno 13 F também tem certificação IP69, IP68 e IP66, o que significa que ele aguenta água quente até 80 °C, pressão, e ficar submerso em até 2 metros em um limite de 30 minutos somente na água doce. Outro ponto é que ele é bem resistente. Foram duas quedas durante o teste e nenhum amassado ou arranhão na carcaça. Ah, e uma coisa boa: a Oppo manda capinha na caixa!

A tela AMOLED tem 6,67” e resolução de 1080 x 2400 Pixels. Ela também conta com taxa de atualização de 120Hz e pico de brilho de até 1200 nits. Tudo no padrão de um celular intermediário. Ele entrega boas imagens, com cores fortes e um preto bem preto. Uma ótima tela, mas com as bordas não tão finas, o que pode incomodar alguns usuários.

Oppo Reno 13F com taxa de 120 Hx
Bordas internas maiores são um pont

Desempenho

O Oppo Reno 13 F conta com 12 GB de memória RAM e processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1. Um pouco antigo? Sim, mas ele não decepcionou aqui. Rodou bem os aplicativos do dia a dia, como redes sociais, streaming, YouTube, chamadas de vídeo, tudo sem travar ou esquentar. Inclusive, ele conta com IA para auxiliar no resfriamento, e é bem eficiente. O armazenamento é de 256 GB.

A Oppo reforça bastante que esse é um smartphone focado nos recursos de IA. E eles estão disponíveis tanto para edição de imagens quanto para anotações, chatbot e mais. Vários, inclusive, presentes no Oppo Find N5.

Começando pelos recursos de imagem: o removedor de objetos é bem eficiente, basta circular o objeto que ele seleciona e remove.

Oppo Reno 13F com IA
O Oppo Reno 13F é mais um smartphone totalmente calcado em IA (Imagem: TecMundo)

O removedor de reflexos também é interessante. Ele consegue identificar automaticamente e limpar a imagem. Ótimo para quem está tirando fotos no carro com a janela fechada ou perto de um vidro.

Já a ferramenta de nitidez me decepcionou um pouco. Em fotos simples de editar ele cumpre bem a sua tarefa, mas em alguns casos mais difíceis, ele continua deixando um borrão, não muda muita coisa.

Quanto ao gerador de imagens, eu repito o que disse na review do Oppo Find N5: ainda tem que melhorar um pouco. As imagens mais realistas ficam boas, mas em casos como animação 3D, aquarela e afins, o resultado chega a ser um pouco tosco.

IA de geração de imagens do Oppo Reno 13F
IA da Oppo ainda precisa melhorar bastante na geração de imagens (Imagem: TecMundo)

Vale ressaltar que a Oppo disponibiliza créditos para usar essas funções quando o usuário faz o cadastro, e cada uma delas custa uma quantidade pequena, então esses créditos acabam durando bastante tempo. O ponto ruim é que ainda não temos como comprar esses créditos ainda no Brasil, mas esse não parece ser um problema.

Já nas anotações, é possível refinar o texto, encurtar, deixar em linguagem formal com somente um toque, o que facilita bastante o dia a dia de quem usa esse recurso, e até mesmo para rascunhar e transferir a outros aplicativos. Vale lembrar que ele também conta com o Circule para Pesquisar, que facilita na busca e o Gemini, que pode ser acessado pelo botão de liga e desliga na lateral, e roda liso.

Câmeras

O Oppo Reno 13 F conta com três câmeras na parte traseira, uma grande angular de 50MP, uma ultra-wide de 8MP e a macro, bem pequenininha de 2 MP. Elas entregam bons resultados na luz do dia, porém, quando se trata de zoom ou fotos em ambientes mais escuros, as imagens acabam decepcionando.

Em ambientes internos, à noite, as fotos acabam saindo com um aspecto mais de cera, mas em ambientes externos, mais iluminados, elas saem bem boas.

Câmera do Oppo Reno 13F
Câmera do Oppo Reno 13F é aquém do que poderia ser (Imagem: TecMundo)

A câmera de selfie conta com 32MP e também tem resultados interessantes, com umas leves falhas no modo retrato e um aspecto meio embaçado em ambientes mais escuros, mas para a categoria, também é uma boa câmera.

Já nos vídeos, tivemos alguns problemas. Ele grava em até 4K com 30 fps, mas basta a luz cair um pouco para a imagem granular e, ao dar zoom, ele chega a travar, inclusive comprometendo o resultado.

É um conjunto ok para um intermediário? Até é, mas não com o preço pelo qual o Oppo Reno 13 F está saindo, mas isso a gente conversa mais para frente.

O Oppo Reno 13 F tem a opção de foto subaquática, que promete tirar fotos boas embaixo d’água, inclusive podendo manusear bem o aparelho. Para ver este neste na íntegra, basta acessar o vídeo no início desta análise.

Bateria

O Oppo Reno 13F chega com bateria de lítio de 5.800 mAh e suporte a carregamento de até 45W com a tecnologia SUPERVOOC. Na prática, em uso moderado ele levou quase dois dias para descarregar, já em uso mais intenso, precisei recorrer a uma tomada depois de cerca de umas oito horas.

Isso não é ruim, na verdade, só elogios a essa bateria que não me deixou na mão. Já para carregar completamente, ele levou cerca de uma hora e meia. O saldo é bem positivo, principalmente considerando que esse é um celular intermediário.

Agora, o lado negativo é que ele não tem suporte a carregamento por indução, ou seja, você vai ficar preso ao carregador tradicional.

Vale a pena?

Apesar do Oppo Reno 13 F ser um ótimo celular e uma boa opção para quem busca um modelo intermediário, atualmente ele custa cerca de R$ 3.300 no varejo. O que é bem salgado para um celular dessa categoria, considerando principalmente a qualidade da câmera, construção de plástico e processador mais antigo. Os recursos de IA funcionam bem, mas não justificam o valor.

Design do Oppo Reno 13F
Preço de lançamento salgado pode afastar eventuais compradores do Oppo Reno 13F (Imagem: TecMundo)

Se você se interessou, eu aconselharia esperar até uns R$ 2.000/2.300 no máximo. Então, no momento, ele é ótimo, mas não vale a pena.

Na pegada dos smartphones custo-benefício, a Samsung anunciou recentemente os novos Galaxy A36 e A56, que também têm IA e câmeras melhores. Inclusive, fica ligado no site do TecMundo para mais informações de produtos da Oppo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.