(Fonte da imagem: Divulgação/Sony Ericsson)
A empresa especializa em segurança da internet Bit9 divulgou esta sexta-feira (25 de novembro) sua lista anual dos smartphones mais vulneráveis do mercado. Mais do que focar em aplicativos específicos, a empresa levou em consideração tanto a popularidade do aparelho quanto a versão do sistema operacional de cada um.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Confira abaixo a lista formulada pela empresa:
- 13 – iPhone 4 (e modelos anteriores);
- 12 – HTC Evo 4G;
- 11 – Motorola Droid 2;
- 10 – LG Optimus One;
- 9 – Motorola Droid X;
- 8 – Samsung Galaxy S;
- 7 – LG Optimus S;
- 6 – Samsung Epic 4G;
- 5 – HTC Wildfire;
- 4 – Sanyo Zio;
- 3 – Sony Ericsson Xperia X10;
- 2 – HTC Desire;
- 1 – Samsung Galaxy Mini
Android sob ameaça
O Android se destacou por ser o sistema operacional preferencial mais suscetível a ataques. Segundo a empresa, isso se deve ao fato de “56% dos telefones Android disponíveis atualmente possuem softwares desatualizados e inseguros”. Os principais culpados seriam os fabricantes, que demoram a enviar atualizações e muitas vezes preferem lançar um smartphone do que dar suporte àqueles já disponíveis no mercado.
O fato se torna muito preocupante quando se leva em conta que o sistema operacional possui a liderança no segmento de smartphones. Segundo a Google, mais de 200 milhões de dispositivos Android já foram ativados em todo o mundo. A grande diversidade de versões e a popularidade do produto são os principais responsáveis pelo interesse dos hackers em explorar suas brechas de segurança.