O que é TDMA? E quanto ao CDMA? Mas o que há de diferente entre eles e o FDMA? Se você já se fez essas perguntas, mas nunca conseguiu achar as respostas, é só acompanhar esse dicionário que o Baixaki e o Tecmundo prepararam para tirar todas as suas dúvidas sobre celulares, smartphones, sistemas operacionais e tudo mais sobre o assunto.
Para conseguir achar o termo desejado com facilidade, basta clicar no índice abaixo:
1G: primeira geração da tecnologia de comunicação sem fio, a única a funcionar com base em um sistema analógico. Embora revolucionária, era considerada muito pouco segura pelos usuários.
2G: geração de comunicação sem fio que trouxe algumas das características mais usadas até hoje, como a possibilidade de enviar mensagens de texto. Foi também a primeira a enviar sinais digitais.
2.5G: considerada como uma geração não oficial, o 2.5G é representado pelas tecnologias que serviram como base para o 3G, como o EDGE e o GPRS.
3G: sistema de comunicação sem fio que permite conexões de internet que vão de 5 a 10 Mbps, além de suportar um maior número de usuários simultâneos na rede e possuir um custo substancialmente menor, se comparado às gerações anteriores.
4G: sistema de comunicação sem fio, ainda em desenvolvimento, que deve alcançar velocidades de conexão de 100 Mbps a 1 Gbps. Atualmente em teste em alguns países, como no Japão.
Acelerômetro: equipamento disponível em alguns celulares para identificar a posição em que o aparelho está, além de perceber qualquer movimentação. É graças a ele que alguns aparelhos conseguem alternar entre imagens “de pé” e “deitadas”.
ADCPM (Adaptative Differencial Pulse Code Modulation): método usado por alguns celulares para digitalizar os sinais de voz do usuário.
Anatel: agência brasileira responsável pela fiscalização e regulamentação de todos os serviços de telecomunicação nacional.
Android: desenvolvido pela Google, é um dos dois principais sistemas operacionais utilizados nos celulares e é famoso por sua versatilidade. Atualmente está em sua versão 3.0 nos tablets e 2.3 nos celulares.
(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)
Android Market: loja de aplicativos exclusiva para aparelhos com o sistema operacional da Google, em que é possível baixar diversos programas e jogos tanto de graça quanto de forma paga.
(Fonte da imagem: Android Market)
App Store: loja de aplicativos exclusiva para aparelhos da Apple com base no sistema operacional iOS. Hoje, conta com mais de 500 mil programas para download.
Área de Cobertura: extensão territorial alcançada pelo sinal do celular.
Área de Sombra: locais onde o sinal do celular é menor (ou nulo), devido a obstáculos como prédios e viadutos.
bada: sistema operacional criado pela Samsung, com foco em funcionar tanto em celulares simples quanto em smartphones de alto nível.
(Fonte da imagem: Divulgação/bada)
Banda larga: nome dado para qualquer rede de conexão que atinja velocidades superiores a 56 Kbps. Apenas um sistema de banda larga tem capacidade de gerar transmissões de vídeo.
Baseband: sistema que aumenta a frequência de um sinal de baixa frequência para que ele possa ser enviado e captado por outros aparelhos sem distorções.
Bluetooth: tecnologia de transmissão de dados a curtas distâncias. É um dos métodos de troca de informações mais utilizado nos celulares atuais.
BREW MP (Binary Runtime Environment for Wireless Mobile Platform): plataforma para celulares, criado pela Qualcomm, que permite que o usuário baixe e jogue aplicativos. O BREW é considerado um “pseudo sistema operacional” por funcionar apenas em aparelhos que já possuam código nativo.
(Fonte da imagem: Divulgação/HTC)
Broadband: termo em inglês para “Banda Larga”.
Candybar: termo usado para representar os aparelhos em forma de barra, sem tampas ou partes deslizantes. Como o próprio nome diz, é como uma “barra de chocolate”.
CCD (charge-coupled device): sensor usado em equipamentos digitais. Embora gere imagens de melhor qualidade que seu concorrente, o CMOS, o CCD não é tão usado em celulares por ter um tamanho e preço maiores.
CDMA (Code Division Multiple Access): tecnologia digital de transmissão que utiliza uma combinação de diferentes frequências para se comunicar com a rede de telefonia.
Chip: termo usado comumente para se referir ao “Mini SIM Card”.
Clamshell: termo usado para representar os celulares com tampa, que se abrem de forma semelhante a uma ostra.
Clonagem: ato ilegal de copiar dados de um dispositivo móvel para outro, usando-o para realizar chamadas fraudulentas.
CMOS (Complementary metal-oxidesemiconductor): um dos dois tipos de sensores mais usados em equipamentos digitais. Este é mais usado em celulares por ser menor e gastar menos energia, além de ser mais barato que seu concorrente, o CCD.
Controle por Voz: função presente na maioria dos smartphones das gerações atuais, que permite que o usuário faça ligações (e até mesmo dê ordens para o celular) apenas com falas.
Correio de Voz: área onde você pode checar mensagens de voz deixadas por outras pessoas, funcionando de forma semelhante a uma secretária eletrônica.
Crosstalk: nome, em inglês, para o termo “linha cruzada”.
Dualband: termo usado para se referir a um aparelho com suporte a duas das quatro principais frequências de sinal GSM. A combinação de compatibilidade pode variar de acordo com o celular.
EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution): sistema de conexão considerado como o precursor do 3G. Essa tecnologia ganha destaque por evoluir com frequência, atualmente alcançando velocidades de 500 Kbps.
Efeito memória: efeito que ocorre quando carregamos os celulares antes de sua bateria se esgotar por completo, reduzindo seu tempo de duração. Atualmente isso tem se tornado menos comum, pois muitos dos aparelhos possuem baterias que não são afetadas por esse problema.
Facetime: sistema disponível no iPhone, iPod Touch e iPad 2 que permite aos donos de um aparelho a realização de videoconferências com outros usuários de um dos três dispositivos. Para que o Facetime funcione, ambos os eletrônicos devem estar conectados a uma rede de internet.
(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
FDMA (Frequency Division Multiple Access): sistema de comunicação utilizado principalmente para transmissões por satélite, podendo ser usado tanto com sinais analógicos quanto digitais.
Femtocell: aparelho semelhante a um roteador que utiliza uma conexão de internet comum para melhorar o sinal 3G de uma pequena área, como uma casa.
Geo-Tag: função presente em alguns celulares em que o aparelho grava informações de seu posicionamento geográfico quando certo arquivo foi criado, como ao tirar fotos ou filmar um acontecimento.
GPRS (General packet radio service): sistema de transmissão de dados sem fio para celulares com tecnologia GSM. Compete diretamente com a conexão EDGE, embora seja mais lenta. Mesmo assim, é mais popular que sua “concorrente”.
GPS (Global Positioning System): sistema de localização global presente na maioria dos smartphones que permite ao usuário receber informações geográficas da área que está por satélites.
GSM (Global System for Mobile Communications): tecnologia de comunicação mais popular no mundo, com sinais e canais de voz digitais. Para controlar as frequências, o sistema utiliza uma combinação do TDMA e do FDMA.
HSPA (High Speed Packet Access): sistema de transmissão de dados de banda larga em alta velocidade. Embora não alcance o nível de uma rede 4G, seu desempenho superior ao das redes 3G garantiram ao HSPA o título não oficial de “rede 3.5G”.
HSPDA (High Speed Packet Downlink Access): termo referente à velocidade de download de uma rede HSPA.
HSUPA (High Speed Uplink Packet Access): termo referente à velocidade de upload de uma rede HSPA.
IMEI (International Mobile Equipment Identity): número de identificação do aparelho celular, de forma similar ao nosso CPF. Com esse código é possível bloquear o funcionamento do dispositivo em casos de roubo, mesmo que o usuário troque o SIM Card.
IMSI (International Mobile Subscriber Identity): código de identificação usado para informar dados da rede para a qual o celular pertence.
iOS: sistema operacional desenvolvido pela Apple, exclusivo para iPhone, iPad e iPod Touch. É famoso por sua velocidade e facilidade de uso, disputando o primeiro lugar de melhor plataforma para celulares, junto do Android.
ISP (Internet Service Provider): sigla usada para representar a companhia que oferece o serviço de internet para seu celular.
iTap: tecnologia de previsão de texto desenvolvida pela Motorola para competir com o t9. Seu funcionamento é quase idêntico ao seu concorrente, mas com uma interface um pouco diferente.
Jailbreak: processo que remove as limitações naturais do iOS, permitindo que o usuário ganhe acesso a áreas que não teria normalmente, além de poder fazer modificações que seriam bloqueadas em outros casos ou mesmo instalar aplicativos que não fazem parte da App Store. Vale lembrar que o Jailbreak é ilegal, mas pode ser revertido com facilidade.
Linha cruzada: efeito em que sinais de ligação se misturam, resultando em usuários ouvindo conversas de outras pessoas. Embora fosse relativamente comum há alguns anos atrás, tem se tornado cada vez mais raro a cada ano.
LTE (Long Term Evolution): tecnologia de conexão sem fio capaz de taxas de transferência de 15 a 100 vezes maior que as encontradas nas redes 3G, competindo com a WiMAX pela posição de primeira rede 4G da atualidade.
Maemo: sistema operacional usado tanto em smartphones quanto em tablets. Embora seja baseado no SO Debian (plataforma criada a partido do Linux), o Maemo não é disponibilizado em open source.
(Fonte da imagem: Divulgação/Maemo)
MeeGo: sistema operacional open source baseado no Linux, desenvolvido para celulares, tablets e netbooks com o objetivo de suceder o Maemo. A plataforma foi criada com foco em oferecer um melhor suporte aos aparelhos com processadores Atom.
(Fonte da imagem: Divulgação/MeeGo)
Memory effect: termo em inglês para “efeito memória”.
Mensagem: termo coloquial para SMS ou MMS.
Micro SD Card: cartão de memória usado na maioria dos celulares para que possam armazenar dados como imagens, vídeos e músicas.
Micro SDHC: versão com alta capacidade de armazenamento do Micro SD Card, suportando até 16 GB de dados. Ainda é pouco usado nos celulares atuais por seu alto custo.
Micro SIM Card: versão menor do Mini SIM Card usada por alguns aparelhos que dispõem de pouco espaço físico. Uma vez que o cartão diminui seu tamanho ao retirar apenas uma “sobra” de plástico, é possível transformar um no outro com apenas alguns recortes.
Micro USB: cabo USB mais usado para transferir dados entre celulares e computadores.
Mini SD Card: cartão de memória utilizado em alguns celulares para que possam armazenar dados como imagens, vídeos e músicas. Hoje em dia é muito pouco usado, por ser substituído pelo Micro SD Card.
Mini SIM Card: parte destacável do SIM Card, que deve ser inserida no celular para que ele possa realizar chamadas.
MMS (Multimedia Messaging Service): sistema de envio de mensagens que contêm arquivos multimídia como fotos, vídeos, ringtones e músicas. Apesar do nome e função semelhante ao SMS, o método de envio e recebimento das duas é bastante diferente.
Modo Avião: modo que deve ser ativado dentro de um avião para impedir que os sinais enviados por seu aparelho afetem os equipamentos do veículo. O Modo Avião desliga todos os sistemas de troca de informação, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, além de impedir que você envie ou receba ligações.
Modo de Emergência: modo ativado quando seu aparelho não está apto a realizar chamadas comuns, que permite ao usuário a realização de ligações para telefones como o da polícia e dos bombeiros.
Modo Silencioso: modo em que o dispositivo para de dar avisos sonoros ao receber chamadas, mensagens ou qualquer outro motivo. Na maioria dos celulares, ele não impede o funcionamento do aviso por vibração.
Operadora: empresa responsável pelos fluxos das chamadas que entram e saem do país.
OVI: loja de aplicativos para os aparelhos desenvolvidos pela Nokia.
Palm: empresa fabricante dos celulares de mesmo nome, criou alguns dos primeiros PDAs da história (tanto que, por muitas vezes, esses eletrônicos eram chamados de Palmtops). Foi comprada pela HP em 2010.
Palm OS: sistema operacional usado nos aparelhos da Palm, feito a partir do Linux. Atualmente extinto, foi base para o desenvolvimento do webOS.
PIN (Personal Identification Number): senha de segurança, disponível em seu SIM Card, que deve ser usada pelo usuário sempre que o celular for ligado (caso a função de bloqueio por PIN esteja ativada). Caso o código certo não seja inserido, o cartão SIM não funcionará. O PIN é usado em conjunto com o PUK para proteger seu aparelho, mas apenas o primeiro deles pode ser alterado.
PUK (PIN Unlock Code): código que deve ser inserido para desbloquear seu SIM Card caso você tenha inserido o PIN errado três vezes. Se o PUK for errado dez vezes, o cartão é bloqueado permanentemente.
Push: método de notificação presente nos aparelhos com iOS para avisar novidades de mensagens, ligações e aplicativos.
Quadband: termo usado para representar um aparelho com suporte às quatro frequências GSM mais utilizadas, que são de 850, 900, 1800 e 1900 MHz.
QWERTY: teclado padrão usado em computadores, mas também presente em smartphones tanto na forma física quanto virtual (nesse caso, controlado por touchscreen).
RIM (Research in Motion): empresa fabricante dos aparelhos BlackBerry.
Ringtone: aviso sonoro feito pelo celular quando este recebe uma nova mensagem ou ligação.
Roaming: nome dado para a capacidade de um aparelho permitir que você use suas funções de envio e recebimento de sinal mesmo quando fora da área de cobertura de sua rede, através do uso de outra rede próxima.
Roaming Automático: sistema que executa o roaming para usuário de forma automática, sem que ele precise modificar qualquer configuração do aparelho.
Root: processo semelhante ao Jailbreak, mas para aparelhos com o sistema operacional Android, permitindo que o usuário acesse áreas e funções anteriormente bloqueadas para ele.
R-UIM Card: cartão semelhante ao SIM Card, mas para redes de comunicação CDMA. É muito usado em países como China, Índia, Tailândia e Japão.
Samsung Apps: loja de aplicativos exclusiva para aparelhos da Samsung, feita com foco nos dispositivos com o sistema operacional bada.
(Fonte da imagem: Samsung Apps)
SIM Card: cartão disponibilizado pela operadora de celular para que você possa mandar e receber ligações. Sem ele, os aparelhos normalmente ficam bloqueados para realizar qualquer tipo de chamada. Diferente do que muitos pensam, o SIM Card é todo o cartão em que ele vem, enquanto que a parte que é inserida no smartphone pode ser tanto um Mini quanto um Micro SIM Card.
SIM Lock: trava comumente usada pelas operadoras para que o usuário não possa utilizar seu aparelho com SIM Cards de outra empresa. Atualmente é possível desbloquear a trava sem qualquer custo ou desvantagem.
Slider: termo usado para representar celulares cujo design normalmente esconde parte do aparelho através de um sistema de deslize.
Smartphone: considerada por muitos como a “evolução” dos celulares, um smartphone é um dispositivo móvel que agrega características de celular, câmera, PDA, player de música e vídeo, além de várias outras características, em um único equipamento.
SMS (Short Message Service): tecnologia de envio de mensagens (exclusivamente de texto) para outros celulares. Normalmente possui um limite de 160 caracteres, mas que pode diminuir caso o usuário insira letras especiais ou pontuações.
SMS concatenada: processo que ocorre quando o usuário ultrapassa o limite de caracteres de uma mensagem, o que faz com que o celular divida o SMS em várias mensagens menores e as envia para o aparelho de destino.
Symbian: sistema operacional criado pela Nokia para suceder o Symbian OS. Ao contrário do que alguns podem acreditar, o Symbian e o Symbian OS são plataformas diferentes. Embora tenha sido descontinuado pela empresa em fevereiro de 2011, o sistema terá suporte aos usuários até 2016.
Symbian OS: primeiro sistema operacional desenvolvido pela Nokia, funcionando exclusivamente em aparelhos com processadores ARM. Foi substituído pela plataforma Symbian.
Swype: método de entrada de texto para smartphones com touchscreen. Seu funcionamento difere dos sistemas comuns, pois para digitar não é preciso pressionar as teclas, mas apenas arrastar o dedo pelas letras que compõem a palavra.
(Fonte da imagem: Divulgação/Swype)
T9 (Text on 9 Keys): sistema de previsão de mensagens que cruza as teclas pressionadas pelo usuário com as possíveis palavras que aqueles números podem formar, completando o texto para você. Pode ser encontrado em quase todos os celulares da atualidade.
Talk-Time: termo usado para representar o tempo de duração da bateria do celular em uma ligação constante.
TD-SCDMA (Time Division-Synchronous Code Division Multiple Access): padrão de comunicação móvel 3G, utilizado apenas na China.
TDD (Time Division Duplex): técnica de comunicação bidirecional através de duas pessoas que utilizem um mesmo canal.
TDM (Time Division Multiplex): método de conexão que permite que vários usuários utilizem um mesmo canal, um de cada vez. Assim, cada um deles tem uma alta velocidade de transmissão de dados, por um tempo limitado.
TDMA (Time Division Multiple Access): padrão de telefonia baseado no TDM, que permite que vários usuários utilizem um canal feito para apenas uma pessoa com total desempenho, através de um sistema de divisão de tempo.
Tethering: processo de utilizar seu smartphone como um modem para outro dispositivo (normalmente um computador ou notebook) através de uma conexão feita tanto por cabo USB quanto por Bluetooth. Em certos casos, as operadoras podem cobrar taxas extras por esse uso especial.
TMSI (Temporary Mobile Subscriber Identity): identidade temporária atribuída a um celular que está fora de sua área de serviço comum.
Toque monofônico: toque de celular extremamente simples, capaz de reproduzir apenas um tipo de som/nota por vez.
Toque polifônico: toque de celular que utiliza vários canais de som para gerar uma música com vários instrumentos diferentes sendo representados.
Torpedo: termo usado no Brasil para “mensagem”.
Triband: termo usado para se referir a um aparelho com suporte a três das quatro principais frequências de sinal GSM. A combinação de compatibilidade pode variar de acordo com o celular.
UMTS (Universal Mobile Telecommunications System): sistema de comunicação sem fio que combina tecnologias GSM e MAP para gerar velocidades de transferência de 45 Mbps.
Vibracall: termo usado para se referir à função vibradora dos celulares.
Voicemail: termo em português para “Correio de voz”.
WAP (Wireless Application Protocol): sistema de internet móvel mais básico para qualquer aparelho celular, permitindo o acesso do conteúdo por versões simples das páginas originais.
webOS: sistema operacional criado pela Palm como sucessor do PalmOS. Foi renomeado para “HP webOS” depois que a empresa foi comprada pela HP. Recentemente teve seu desenvolvimento descontinuado.
(Fonte da imagem: Divulgação/Palm)
WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access): evolução da tecnologia GSM que permite uma transmissão de dados a maior velocidade.
Wi-Fi: rede de conexão sem fio para que o usuário possa utilizar a internet. Hoje, a maioria dos celulares tem suporte a esse sistema.
WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access): padrão de conexão sem fio que compete com o LTE pelo título de primeira rede 4G. Testes feitos em laboratório mostraram velocidades que variavam entre 40 Mbps e 1 Gbps.
Windows Marketplace: loja de aplicativos para os usuários de smartphones com sistemas operacionais Windows.
Windows Mobile: sistema operacional desenvolvido pela Microsoft, só apareceu em um tímido número de aparelhos. Sua interface simula a aparência do próprio Windows.
Windows Phone 7: sistema operacional criado pela Microsoft para suceder o Windows Mobile, que pretende misturar características tanto do Android quanto do iOS.
(Fonte da imagem: Windows Phone)
Categorias