Celulares com bateria de longa duração são bem raros no mercado. Poucos são os modelos que aguentam o uso intenso do dia a dia e conseguem fazer a energia da bateria render mais do que 24 horas.
Nesse cenário complexo em que temos de sacrificar alguns recursos para aproveitar outros, toda informação sobre consumo é de suma importância.
Assim, pensando em solucionar uma dúvida de muitas pessoas, o editor Bryan Menegus, do site Gizmodo, resolveu rodar um teste no smartphone para descobrir se, afinal de contas, ouvir música em volume alto consome mais bateria. Será que é isso mesmo?
O teste foi realizado de forma bem simples, mas pode revelar algumas informações curiosas. Confira abaixo a metodologia:
- Modelo utilizado: iPhone 5
- Estado da bateria: carregada em 100%
- Modo avião: ligado
- Apps abertos: Music (todos os demais foram encerrados)
- Teste: reprodução de música por 5 horas consecutivas
Após executar o teste repetidas vezes, com diferentes modelos de fones, os resultados foram os seguintes:
- O nível de bateria caiu de 100% para 92% com fones de ouvido padrão em volume mínimo
- O nível de bateria caiu de 100% para 89% com fones de ouvido padrão em volume máximo
- O nível de bateria caiu de 100% para 90% com fones Sennheiser HD 280 em volume máximo
Não há uma explicação sensata para entender o motivo pelo qual a bateria foi mais utilizada para reprodução no fone padrão, uma vez que o Sennheiser tem drivers maiores.
Para conferir a diferença entre o uso da tela e do sistema de áudio, o editor rodou um teste com todos os apps desligados e em modo avião, somente com a tela ligada, apesar de que não foi informado o nível de brilho do display. Neste teste, o nível de bateria caiu de 100% para 73% após 5 horas.
No fim das contas, o teste mostra que curtir músicas em volume mais alto pode mesmo consumir mais bateria, apesar de que este não é um teste realizado com múltiplos aparelhos e não se trata de um estudo científico que pode ser validado para todos os casos. Além disso, fica evidente que é possível curtir dezenas de horas de música tranquilamente.
Fontes