A empresa de consultoria Kantar lançou uma nova pesquisa de mercado que revela o atual panorama dos sistemas operacionais móveis ao redor do mundo. Essa é uma boa forma de ver como, atualmente, competem iOS, Android e Windows Phone em diversas regiões. O relatório engloba dados de fevereiro até abril de 2016.
O primeiro destaque é que o Android continua crescendo em popularidade, mas a taxa de aceleração diminuiu. Ele ainda ganhou mercado nos cinco principais centros da Europa (Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha), nos Estados Unidos e na China. Essa não é uma notícia ruim, mas significa uma estabilização para quem antes estava "roubando" clientes alucinadamente dos rivais.
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A pesquisa completa pode ser vista neste link. Ela não engloba o mercado latino-americano, incluindo o Brasil. Porém, avaliar centros comerciais tão relevantes é importante, já que o desempenho dos sistemas operacionais por lá definem os rumos do mercad.
Windows Phone em queda-livre
Na Europa, 10% dos novos usuários do Android no período pesquisado são de ex-usuários do Windows Phone, que trocaram de aparelho por um com o sistema operacional da Google. Só que o efeito contrário também acontece: na região, 21,8% dos novos donos de iOS trocaram do Android. O WP viu consumidores "virarem a casaca" também em outras regiões do mundo.
Nos EUA, o sistema operacional móvel da Microsoft só responde por 1,3% do mercado atualmente. Os maiores índices são no Reino Unido (5,8%) e na Alemanha (5,9%), mas até esses números acima da média europeia — que é de 4,8% — estão caindo.
Já nos Estados Unidos e na China, a venda de novos dispositivos Android é fruto da simples "renovação" de aparelhos, com pessoas comprando dispositivos mais modernos e poderosos. No caso oriental, muita gente comprou o primeiro smartphone só no início de 2016, migrando de vez dos feature phones.
Tendência de mercado: troca-troca
Segundo a Kantar, o mercado de smartphones se aproxima de uma saturação em várias regiões. Isso significa que não veremos mais um "boom" de novos consumidores ou alterações radicais nas fatias de mercado de uma hora para a outra. Assim, especialmente Android e iOS só devem ganhar novos adeptos se os rivais perderem.
Android e iOS só devem ganhar novos adeptos se os rivais perderem.
Com a Microsoft revendo o mercado de celulares e dando uma pausa no anúncio de smartphones, há uma base de fãs que deve fazer essa transição. E não vai bastar só investir em mercados emergentes, como Índia e América Latina, mas também oferecer produtos e serviços de qualidade para o consumidor de regiões mais estabelecidas.
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