A Jolla é uma empresa finlandesa que desde 2013 tenta emplacar os seus smartphones com sistema operacional próprio: o Sailfish OS. Apesar de só ter lançado alguns poucos modelos, um novo celular da fabricante, chamado de Jolla C, acaba de ser lançado na Europa. Contudo, há uma surpresa: todas as unidades foram esgotadas em um único dia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A alta demanda é positiva para a empresa, mas há uma explicação que pode dar uma noção maior à situação: apenas mil unidades foram produzidas. De qualquer forma, parece que a companhia tem uma legião de seguidores fieis, que estão sempre atentos às novidades da montadora.
Jolla C
O Jolla C conta com algumas especificações técnicas bem abaixo do convencional, mas também tem um valor baixo para equilibrar as coisas. O smartphone traz um processador Snapdragon 212 quad-core com frequência de 1,3 GHz, 2 GB de memória RAM, 16 GB de armazenamento interno, um display de 5 polegadas com resolução HD (720p) e custa €169 (R$ 680). Confira as configurações de hardware completas:
- Processador: Snapdragon 212 quad-core com 1,3 GHz
- Memória RAM: 2 GB
- Display: tela de 5 polegadas com resolução HD (720p)
- Armazenamento: 16 GB interno (com slot microSD para expansão)
- Sistema Operacional: Sailfish OS
- Câmera traseira: 8 MP
- Bateria: 2.500 mAh
O que é o Sailfish OS?
O projeto da Jolla é antigo, datando de 2013 desde que tivemos as primeiras informações. O conceito do sistema operacional era criar um smartphone com um sistema próprio que fosse livre de botões. O SO open source foi baseado no MeeGo, da Nokia, e é implementado em celulares e outros aparelhos que são financiados coletivamente.
Contudo, vale ressaltar que a empresa vive altos e baixos constantemente, como foi o caso do tablet da companhia que nunca viu a luz do dia. Felizmente, algumas poucas unidades foram produzidas e distribuídas para alguns dos apoiadores do projeto, enquanto os demais vão receber o dinheiro de volta ainda neste ano. Será que o Jolla C será um dispositivo de sucesso?