Como deveria ser o futuro do transporte coletivo? Na tentativa de responder a essa pergunta um grupo de designers elaborou um projeto que visa substituir a utilização de combustíveis fósseis adotando um veículo elétrico seguro e ecologicamente sustentável.
O projeto foi batizado de Future Urban Mobility (FUM) – Futuro da Mobilidade Urbana, em tradução literal, e pode ser conferido nas imagens abaixo. A ideia da equipe composta por Juan David George, Miklica Martin, Kevin de Niet, Roel van Otterloo, Martin Paclt, Ronald van Gils e Dick Mckenie é a de um veículo similar a uma van, com cabine separada e porta deslizante para o motorista.
O veículo adota a força elétrica como mecanismo de funcionamento. Assim, deixa de utilizar combustível e torna-se menos poluente ao meio ambiente. O FUM pode acomodar até seis passageiros. A cabine do motorista está localizada em uma elevação superior ao espaço para os passageiros.
Fonte: Behance Network
A cabine conta com um espaço para um display de vídeo ou mesmo um suporte para tablet ou notebook. A porta lateral tem abertura deslizante e uma rampa para embarque e desembarque de cadeirantes.
Os faróis são de bi-xenônio que alimentam luzes de LED. Ideal para ser utilizado no transporte de passageiros, como em táxis, o veículo permite ainda a remoção dos assentos traseiros, podendo servir como condução para transporte de cargas leves. Por se tratar de um conceito não há previsão de fabricação nem comercialização do produto.
Fonte: Behance Network
Categorias