(Fonte da imagem: Reprodução/Inhabitat)
Desde que foram criados, os carros passaram por grandes modificações, com o objetivo de melhorar desempenho, conforto, segurança e até mesmo para diminuir a emissão de gases poluentes. No entanto, um componente muito importante continua sendo praticamente o mesmo — e nós estamos falando dos pneus.
Por conta da maneira que são feitos e do material utilizado, eles são relativamente difíceis de serem reciclados ou reutilizados, além de gerarem alguns incômodos aos motoristas — alguns exemplos são os casos de pneus furados ou a necessidade de calibragem. Para mudar essa história, uma empresa sul-coreana chamada Hankook apresentou um novo produto.
Algo bastante diferente
(Fonte da imagem: Reprodução/Inhabitat)
O anúncio foi feito na semana passada, na Frankfurt Auto Show de 2013. Na ocasião, a empresa mostrou uma novidade que está sendo chamada de i-Flex. Ela nada mais é do que uma espécie nova de pneu, que não precisa ser enchida de ar e conta com uma estrutura feita de 95% de diversos tipos de materiais já reciclados.
Além de tudo isso, o produto é mais leve do que os pneus utilizados atualmente, por conta da sua estrutura feita com “células” interligadas. Todas as características do i-Flex resultam em um componente que acaba melhorando o desempenho do automóvel, o que também vai diminuir a quantidade de gasolina consumida e a emissão de poluentes.
Por enquanto, a Hankook não está fabricando o seu novo produto em larga escala. No entanto, essa questão deve ser resolvida em um futuro próximo, sendo que outras grandes companhias, como a Bridgestone, devem acompanhar essa espécie de tendência.