Uma parceria entre a companhia multinacional ZF Friedrichshafen e a norte-americana Levant Power pode finalmente possibilitar o desenvolvimento das suspensões ativas GenShock, apresentadas pela primeira vez em maio de 2010. O invento consiste em um amortecedor veicular capaz de transformar energia mecânica em elétrica, baseando-se no mesmo conceito do KERS (Kinetic Energy Recovery Systems ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética), também conhecido como frenagem regenerativa.
A grosso modo, quando um carro equipado com o GenShock passa por alguma lombada ou enfrenta qualquer outro tipo de irregularidade no solo, o equipamento (composto por uma unidade de controle, um motor elétrico e uma bomba de engrenagem eletrohidráulica) amortece o choque e utiliza essa energia cinética para gerar eletricidade. De acordo com o comunicado divulgado pela ZF, o sistema será muito barato e poderá ser utilizado em veículos híbridos ou totalmente elétricos, embora o foco principal fosse automóveis pesados como ônibus e caminhões.
“Nosso objetivo é desenvolver a primeira suspensão ativa e regenerativa do mundo, torna-la viável para a produção em massa e inseri-la no mercado. Conforto e manuseio são o núcleo da experiência de dirigir: com a tecnologia GenShock, a ZF e a Levant Power vão reinventar essa experiência”, explica Rolf Heinz Rüger, diretor da divisão de Tecnologia de Suspensão da companhia.
Ainda não há previsão para que a tecnologia chegue ao mercado. Caso queira entender melhor como funcionam as suspensões GenShock, não deixe de conferir o vídeo de demonstração que abre esta notícia.
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