Sistema de carregamento rápido (Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTech)
Um dos maiores problemas de quem tem um carro elétrico é a demora até que a carga fique completa. No entanto, isso está prestes a acabar – e mais rápido do que você pensa. Engenheiros da BMW e da General Motors anunciaram a criação de um novo sistema que permite que uma bateria de carro elétrico chegue a 80% de sua carga recarregada em cerca de 20 minutos.
O sistema deve contar com um conector padronizado (DC), que permite o carregamento rápido e possibilita que você volte à estrada rapidamente. Embora a BMW e a GM tenham anunciado a novidade primeiro, Audi, Chrysler, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen também seguem pesquisas com as mesmas especificações.
O compromisso de padronizar os conectores para carregamento rápido está firmado entre montadoras de todo o mundo, com exceção do Japão. No entanto, especialistas acreditam que não deve demorar até que os fabricantes japoneses se rendam ao sistema, a exemplo do que ocorreu com outras tecnologias, como a briga entre Blu-Ray e HD DVD.
Os dois primeiros carros elétricos a contarem com a tecnologia DC de carga rápida devem ser o BMW i3 e o Chevrolet Spark. De acordo com dados da BMW, já existem mais de 100 mil pessoas em uma lista de espera para adquirir o veículo, que deve chegar ao mercado americano por cerca de US$ 40 mil (cerca de R$ 83 mil).
Já o Spark terá um preço-base de US$ 27.495 (aproximadamente R$ 59 mil), com uma proposta de autonomia de 132 km com apenas uma carga. Isso significa que você teria em mãos um carro capaz de rodar 191 km com o preço equivalente ao de 3 litros de gasolina (para valores no mercado americano).
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