Depois dos teasers revelados no começo de agosto, a Hyundai finalmente revelou como será o novo i30 por completo e ele está mais europeu do que nunca – além de parecer um HB20 depois dos esteróides.
Revelado na sede de Frankfurt, o modelo incorporou de uma vez por todas as características de design que o aproximam bastante de seus principais concorrentes na região: o Ford Focus, o Volkswagen Golf e o Peugeot 308. Para isso, ele foi construído sobre os preceitos de ser “acessível, com apelo visual e ótimo de dirigir”.
O chefe de design da marca, Peter Schreyer, disse que a marca precisou ampliar seu foco do perfil de clientes para garantir que o novo i30 fosse para todos – um conceito claramente inspirado pela filosofia da Volkswagen de “carro do povo”. O novo visual é mais arrojado, com uma grelha frontal hexagonal que é chamada de “cascata”, o que dá uma abordagem mais madura ao design do carro, segundo palavras do próprio Schreyer, e que se torna um dos principais elementos da identidade visual da Hyundai.
O novo i30 tem 4,34 metros de comprimento e 1,8m de largura, com entre-eixos de 2,65 metros – o que significa que ele está mais comprido e mais largo que o modelo atual. Mesmo com o aumento de tamanho, a montadora garante que a estrutura do veículo está cerca de 28 kg mais leve e com uma carroceria 22% mais rígida, graças ao aço de alta resistência utilizado.
Serão seis opções de motor lá fora: três diesel e três a gasolina, que vão desde o 1.4 a gasolina de 100 cavalos até 1.4 turbo de 140 cavalos, ambos com a opção de câmbio manual de seis marchas ou, no caso da opção mais cara, o câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem desenvolvido recentemente pela Hyundai.
Dentro do novo i30, vem o ar-condicionado dual zone, carregamento sem fio para smartphones e um sistema de infotainment de última geração, compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, tudo feito através de uma tela touch de 8 polegadas opcional ou em um display de 5 polegadas que vem de fábrica.
Para fechar, o lançamento vem com algumas novidades também na parte de segurança, com o destaque ficando para o sistema de frenagem automática de emergência, que acompanha o pacote que inclui alerta de colisão iminente, controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e sensor de tráfego cruzado.
Não há mais informações a respeito da precificação do novo i30, mas a Hyundai já sinalizou que pretende manter o carro competitivo no mercado, o que significa que ele não deve fugir muito dos £ 15,5 mil (cerca de R$ 66,5 mil) que são pedidos atualmente.
Uma versão esportiva, batizada de RN30, está prevista para ser vendida em algum momento de 2017. Este será o primeiro veículo desenvolvido pela divisão N da montadora coreana, especializada nos carros de rally da marca, e poderá ter até 254 cv de potência.
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