Durante o Moto Show Internacional de Genebra, na Suíça, a Goodyear revelou o seu mais novo conceito para o mercado automobilístico. O Eagle-360 é um pneu de formato esférico cuja utilização abriria um leque de possibilidades impressionante. Além de proporcionar maior aderência nas pistas por conta da maior superfície de contato, o seu uso poderia permitir manobras laterais, facilitando muito a vida de quem precisa estacionar o carro em vagas estreitas nas ruas.
O formato esférico apresentado pela empresa norte-americana é defendido como uma melhor garantia de segurança e capacidade de gerenciamento. O pneu, produzido com uma impressora 3D, é multidirecional, o que reduz o deslizamento que pode correr em determinada situações de riscos potenciais, como no gelo e em pistas escorregadias, ou no surgimento de obstáculos imprevistos.
Tecnologias
A cobertura do Eagle-360 – a chamada banda de rolagem – imitaria a forma de um coral, uma distribuição dos dentes e sulcos de forma multidirecional. Isso ajudaria a garantir uma maior superfície de contato, e as ranhuras têm os mesmos elementos que uma esponja natural, tornando-se rígida quando seca e amolecendo quando molhada, o que fornece desempenho adequado na condução em qualquer condição.
Outra ideia genial é a forma de se conectar ao veículo, dispensando totalmente o uso de rodas. O Eagle-360 mantém-se preso por conta da levitação magnética, um esquema muito semelhante ao que acontece com trens com essa tecnologia. Ou seja, é como se a carroceria flutuasse, aumentando o conforto dos passageiros e reduzindo ruídos.
Conectividade
Além das inovações voltadas para o funcionamento do pneu nas ruas e estradas, a Goodyear também imaginou como o Eagle-360 se conectaria com os veículos autônomos. Duas características se destacam:
- Os sensores localizados no interior do pneu monitoram as condições da estrada e comunicam esses dados ao carro e a outros veículos para melhorar a segurança;
- Sensores registram e regulam o desgaste gradual para aumentar a durabilidade.
Conceito para o futuro?
“A redução sustentada da interação e intervenção do condutor nos veículos de condução automática significa que os pneus vão desempenhar um papel cada vez mais importante como elo principal com a estrada,” afirmou Joseph Zekoski, vice-presidente sênior e diretor técnico da Goodyear. “Os pneus conceituais da Goodyear desempenham uma função dual no futuro como plataformas criativas para alargar as fronteiras do pensamento convencional e como bancos de ensaios para as tecnologias de nova geração”.
Como você acha que será o carro do futuro? Comente no Fórum do TecMundo!
Fontes
Categorias