Ainda que a primeira empresa a anunciar a inclusão do sistema CarPlay da Apple em seus veículos tenha sido a Volvo, o primeiro automóvel com a novidade a chegar às mãos de um consumidor foi uma luxuosa Ferrari. O felizardo é um ricaço italiano, que comprou sua Ferrari FF pela bagatela de US$ 295 mil (o equivalente a aproximados R$ 674 mil, sem taxas).
As entregas dos carrões levando a nova tecnologia da Maçã foram iniciadas nos últimos dias e agora os automóveis de luxo estão chegando aos seus compradores pelo mundo todo. Na Europa, a maior parte das encomendas vai para Alemanha, Grã-Bretanha, França e Suíça, enquanto outras unidades se dirigem para Estados Unidos e Japão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com um motor V12 que conta com 651 cavalos de potência e atinge 8 mil rpm, a Ferrari FF é um superesportivo voltado para quem não se importa em gastar – e muito – para ter conforto sem abrir mão de potência e de um design arrojado. Além de contar com o CarPlay, o automóvel ainda pode ter aparência e recursos personalizados, com uma ampla variedade de opções de cores, estofados e outros detalhes fornecidos pela fabricante.
iOS sobre rodas
Como demonstrado na apresentação do Volvo XC90, o CarPlay é um sistema informatizado de entretenimento que se baseia em uma variação da plataforma móvel da Apple, o iOS, para integrar as opções presentes nos iPhones e iPads com os automóveis. Os veículos com o recurso devem apresentar uma tela sensível ao toque que substitui boa parte dos botões de controle das funções dos carros.
O sistema permitirá que os motoristas e passageiros controlem suas músicas, consultem mapas e GPS, atendam ligações e executem outras tarefas por meio do painel do veículo, tudo usando a interface familiar do iOS. Também será possível permitir que a Siri leia mensagens de texto para você e as responda, além de funcionar como uma forma de controle de voz para as funções do seu dispositivo móvel da Apple.
Ainda não há muitas informações sobre como o sistema da Apple vai interagir com os recursos dos próprios carros, como controle de ar condicionado e outros elementos. Além da Ferrari e da Volvo, outras fabricantes que devem trazer o CarPlay para seus veículos ainda este ano são a Mercedes, a Honda e a Hyundai. O próximo automóvel da fabricante de luxo italiana a receber a novidade é a Ferrari California T, que sai por US$ 202 mil (cerca de R$ 461 mil).