A Scania, em parceria com a Cunzolo, apresentou o caminhão-guindaste com a maior capacidade de carga da América Latina. Ele pode levantar até 40 toneladas de material diverso com alcance de 42 metros na vertical ou 32 metros na horizontal. É interessante notar que outros aparelhos do tipo disponível no Brasil e no resto da América Latina chegam no máximo a 25 toneladas e 30 metros de alcance vertical.
O guindaste customizado foi construído sobre o caminhão fora de estrada Scania G 440 8x4, desenvolvido incialmente para um outro guindaste italiano. “Trata-se de uma venda emblemática, fruto de um grande trabalho de engenharia e parceria entre as empresas para encontrar a configuração perfeita”, comentou Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
Pelo fato de o chassi Scania ser produzido em sistema modular global, a adaptação foi facilmente obtida, e a Cunzolo não precisou importar o veículo. Na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), o caminhão já saiu preparado para receber a carroceria Fassi, com todas as adequações específicas feitas na longarina, da mesma forma que na Europa.
Galeria 1
Esse produto deve ser ideal para atender as indústrias da aviação, aeronáutica, química, de papel e celulose, automotiva, metalúrgica e siderúrgica. Em razão de a economia brasileira passar por um momento de desaquecimento, Marcos Cunzolo projeta aumento de 2% a 3% de faturamento com o novo produto de sua frota. “Mas cresceremos de 5% a 7% assim que o mercado voltar à normalidade. As expectativas são muito promissoras”, revela. O valor estimado do caminhão-guindaste é R$ 1,5 milhão.
Categorias